Quarta-feira - 27/06/07

A mídia e seus deboches

Eu sei que tu sabes que eu sei. E sei tanto que virei ameaça para muitos. E teu poder é tamanho, que até, às vezes, me espanto e tenho que assim me calar. Se não o faço sou exilado, perco contatos, mas continuo a ser uma ameaça, porque tu sabes que eu sei e meu saber incomoda. E nessa roda viva enquanto menos finjo que sei mais chances tenho de continuar vivendo. Sinto-me amordaçado. Num país democrático tu és prostituta. Vendes-te por milhares de centavos e não deixas que os seus - aqueles que se fizeram seus -, exerçam o seu mandato por excelência. Tu preferes o dinheiro à verdade.

O dinheiro eu não tenho. Muitos não sabem, mas sou classe operária, trabalho duro. Tenho que estar a tua disposição seja noite ou dia. E me dedico, mas quanto mais investigo mais tu sabes que eu sei e meu saber te põe medo. Tento lhe convencer que nós podemos mudar a situação do mundo, que somos fortes o suficiente para entrarmos nessa luta e vencer, mas tu preferes se aliar a eles. Eles são como o gigante Golias e eu apenas Davi - franzino, não tenho força para te vencer, mas se me ouvissem destruiria meia dúzia deles e sei que estaria morto no dia seguinte.

Ingênuos são aqueles que acreditam em tudo o que dizemos, porque nem todas as palavras são nossas. Imposições e mordaças... Tenho que usar as palavras que tu queres. Tenho que defender aqueles que não merecem só porque tu tens “rabo preso com eles”. Sou apenas mais um fantoche em tuas mãos. Se tu se aliasses a mim verdadeiramente seriamos fortes. Mas sem ti, eu sei que mesmo que eu grite meias verdades, minha vida acaba no dia seguinte. Eu sei e meu conhecimento sempre vai incomodar você e os poderosos deste mundo burguês. O glamour que me rodeia é apenas fachada. Queria eu poder dizer tudo que sei. Queria eu poder viver de glórias, das verdades vomitadas. Queria eu poder ser na essência verdadeiramente jornalista. Queria eu poder ser... Mas tu sabes que eu sei e o meu saber sempre te incomodará. Viva a liberdade de imprensa!


Leia também

20/06/07
“Ratolândia” da vez

13/06/07
Preconceito

06/06/07
Apenas um ponto e vírgula

30/05/07
Mal educados

23/05/07
Por debaixo dos PANos

16/05/07
Temporal de asneiras

09/05/07
O bendito futebol

02/05/07
Viva o trabalhador!

25/04/07
Com os dedos no gatilho

18/04/07
E o Rio continua lindo

11/04/07
Envelhecer

04/04/07
O rei e o ladrão

28/03/07
Parafraseando a “vaquinha”

21/03/07
O Planeta pede respeito

14/03/07
Sábias crianças

07/03/07
Um país sem maravilhas

27/02/07
Rasgando o verbo

___________________________________
Patrícia Caldas é uma carioca que ama Belo Horizonte, mas não abre mão das lindas praias da cidade maravilhosa. Sua alegria está em escrever e gritar para os quatro cantos do mundo suas verdades. Além de ter esperanças de um mundo melhor, ser irônica e perspicaz, é jornalista. Escreve todas as quartas-feiras na coluna Diz Tudo. E-mail: p.jornalista@gmail.com

 
 

colunas

[ + ]
Amenidades
[ + ]
Diz Tudo
[ + ]
Nota Independente

[ + ]
Perspectiva
[ + ]
Retalhos Culturais
[ + ]
Trejeitos

enquete

Ocupar as reitorias é certo de reivindicar os direitos estudantis?

Sim Não

 

Expediente::: Quem Somos::: Contato:::Política de Privacidade:::Patrocine nossa idéia
Copyright © 2007 Jornal O Binóculo On Line All rights reserved