05/04/07 - Quinta-feira

PRECISO DIZER

Ambos têm 51 anos.

Venero usa óculos, é alto, tem mãos firmes e ásperas, desgastadas pelo trabalho. Rosária tem cabelo curto, baixa estatura, experiência nos olhos. Venero tem 3ª ou 4ª série do ensino fundamental; ele não sabe com exatidão. Rosária hidem. Possuem conhecimentos duradouros e consistentes. Aprenderam com a vida coisas da vida. Lutam como heróis para vencerem todos os obstáculos impostos. Possuem 4 herdeiros: não de dinheiro ou bens materiais, mas de caráter, garra, força de vontade, humildade. Têm sorrisos mágicos, que mesmo nas horas mais difíceis não se envergonham. Venero é multifuncional: serralheiro, pedreiro, motorista, operador de máquinas, membro de AA... Rosária também: doméstica, babá, dona de casa, ministra da eucaristia...

É estranho falar deles; escrever, “nem se fale”. As lágrimas insistem em rolar. As lembranças machucam e alegram. Sinto medo de não conseguir expressar toda a minha admiração, minha gratidão. Vez em quando faltam palavras. Paro e relembro momentos. Algumas palavras surgem, mas são insuficientes. Não importa, insisto.

Caminhei junto com eles durante muitos anos. Ainda caminho, porém um pouco mais distante. Agora sigo outros caminhos, mas a mesma direção. Lembro-me dos inúmeros sacrifícios que fizeram. Venero desdobrando-se para conseguir a sonhada casa própria. Rosária se multiplicando em muitas mulheres. Quantas vezes ela chorou pelas circunstâncias do alcoolismo de Venero. Quantas vezes viu-se obrigada a economizar sua fome em prol dos seus herdeiros. Ah Rosária! Possui força sem igual. Superou toda crise que envolveu Venero.

E você Venero! Ah, homem de caráter inabalável; de honestidade de fazer inveja; trabalhador de criatividade imensa; de força inenarrável. Mostrou determinação ao assumir uma nova etapa de sua vida. Mostrou-se comprometido com sua inteligência e garra. Devíamos ter mais políticos com suas características fundamentais. Creio que o Brasil seria bem melhor.

Aprendi com eles a magia de viver com dignidade, de colocar a cabeça no travesseiro e dormir sossegado. Venero sempre dizia isso. Acho que ainda diz para seus herdeiros mais novos. Rosária sempre se esforçou para não dever 1 real a ninguém. Admiro-a!

A cada um preciso dizer que tenho gratidão infinita! Admiração incomparável! Amor eterno! Admiro-os pelas suas qualidade e defeitos, pois estes jamais deixaram que a ética, o caráter, a garra e o amor ficassem em segundo plano. Ensinaram-me conhecimentos universais, que jamais encontraria em livros ou bancos de universidades.

Venero, PAI!
Rosária, MÃE!

Homens e mulheres iguais a vocês são raros.

É isso! Precisava, urgentemente, dizer!

Leia também

29/03/07

DIFERENÇAS

22/03/07
Seu envolvente tocar

15/03/07
Ela... Ele!

08/03/07
Caminhos por onde andei


01/03/07
Em seus sonhos, eu sonhava


22/02/07

A Ti ...


___________________________________
Gledson José Machado é jornalista, amante da literatura, da poesia e das escritas. É assessor de comunicação da Açoforja. Escreve todas as quintas-feiras.
E-mail: gledsoncd@gmail.com

 
 

colunas

[ + ]
Amenidades
[ + ]
Diz Tudo
[ + ]
Nota Independente

[ + ]
Perspectiva
[ + ]
Retalhos Culturais
[ + ]
Trejeitos

enquete

Ocupar as reitorias é certo de reivindicar os direitos estudantis?

Sim Não

 

Expediente::: Quem Somos::: Contato:::Política de Privacidade:::Patrocine nossa idéia
Copyright © 2007 Jornal O Binóculo On Line All rights reserved