Sucesso veio com à divulgação via Orkut e ao popular “boca a boca” entre os amigos que resultou no convite, feito pelo selo gaúcho UGK Discos, para a gravação do volume 13 do Cd Coletânea-Rock Soldier
 

07/08/07
Aldan: amizade sonorizada
Banda mineira toca de rock a samba e planeja lançar o segundo Cd

É noite no edifício Maleta, tradicional ponto de encontro dos universitários da grande BH, onde, dessa vez, cinco amigos se reúnem. A conversa varia, mas sempre termina no mesmo assunto, música. Na banda Aldan, em que tocam juntos há pouco mais de dois anos, cada integrante contribui para a sonoridade do conjunto: Raphael Vieira (vocal e gaita), Davi Brêtas (guitarra), Leo Dias (baixo), Bruno Carlos (bateria) e Marcus Vinícius (violão). Sem estilo definido, mas com repertório que passeia pelo pop rock, MPB e samba, os músicos afirmam: “o que tocamos é Aldan, o nosso som, sem rótulos”, explica Vinícius.

A palavra Aldan, além do nome do grupo, é também marca de uma fábrica brasileira de produtos químicos – como o quinteto diverte-se ao citar – sobrenome espanhol e rio da Sibéria Oriental. No entanto, o batismo do grupo faz referência a Alban, “termo celta que define os puros de coração, mas, como havia outra banda com este nome, optamos por Aldan”, esclarece Brêtas.

Amizade Sobre a parceria musical, Dias resume, “a música é o que completa nossa alegria. Vivemos em um mundo individualista, mas ninguém faz um som bacana sozinho, somente tocando baixo, por exemplo. Fora isso, esses caras são os meus melhores amigos”.

Tema presente em grande parte das seis canções de “Pra se ter uma idéia”, primeiro Cd demo da banda, lançado em outubro do ano passado, a amizade é muitas vezes o que inspira as composições. “Tenho dificuldade em falar de amor e, além disso, a nossa vida não se resume em amor-relacionamento, há também o amor pela vida, pelos amigos. A amizade para mim é muito mais importante do que o amor”, filosofa Vieira, letrista solo ou em parceria de todas as faixas do disco inicial da banda.

Sonhos e conquistas de Aldan Segundo os músicos, entre os principais objetivos do conjunto, estão a divulgação do repertório para o maior número possível de pessoas e também o sonho de “viver de música”. Este último desejo parece ainda um pouco distante, para os cinco amigos que, além da banda, estudam e trabalham, para investir na carreira musical e custear os gastos com troca de equipamentos, ensaios e viagens. Mas, no que se refere a difundir as canções, há motivos para comemorar. No último mês, a Aldan ocupou o primeiro lugar entre as bandas de rock de BH mais escutadas pelos visitantes do Palco MP3, um dos principais canais virtuais para a divulgação de bandas independentes.

A conquista, atribuída pela banda à divulgação via Orkut e ao popular “boca a boca” entre os amigos, resultou no convite, feito pelo selo gaúcho UGK Discos, para a gravação do volume 13 do Cd Coletânea-Rock Soldiers. Voltados para o segundo Cd demo, não foi possível ao quinteto aceitar a proposta. “Terminamos de selecionar as oito músicas que gravaremos nesse novo disco, algumas, inclusive, foram pedidos do nosso público e estamos envolvidos com a pré-produção desse projeto”, diz o guitarrista Brêtas.

Os ensaios, antes realizados alternadamente no lar dos integrantes do grupo, ganharam recentemente local fixo. O baterista da banda, Bruno Carlos, reformou um cômodo em sua casa para sediar o estúdio da banda. “A construção desse estúdio é um marco, porque concretizou nossos planos, agora temos o nosso lugar”, analisa Vinícius.

Plano B Ainda neste semestre, após a gravação do novo Cd, que será realizada este mês, a banda pretende disponibilizar os áudios do álbum nos sites do conjunto e voltar aos palcos para lançar o disco. Antes disso, a Aldan planeja uma apresentação, sem data até o momento, com a meta de arrecadar verbas para os gastos com o segundo demo.

Enquanto isso, muitos ensaios, músicas, encontros no Maleta e conversas para driblar as dificuldades enfrentadas por uma banda independente, o que, segundo o quinteto, são muitas. Contudo, para qualquer situação eles traçam um plano alternativo, como a letra da canção do conjunto, “Plano B”. “O nosso ‘plano B’ é ser feliz, e existem várias formas de alcançar a felicidade, estamos buscando a nossa com a banda e vamos ser feliz, de qualquer jeito”, promete o vocalista Vieira.

[+ ]
www.aldan.palcomp3.com.br
www.aldan.tk

As fotos desta entrevista foram tiradas por Rodrigo Molinsky, “fotógrafo oficial” da Aldan, que acompanhou nossa conversa.

________________________________________________________

Ruleandson do Carmo, belo-horizontino e jornalista, acredita que as amizades e as dúvidas são o de mais valioso na vida. Pós-graduando em Criação e produção em TV no Uni-BH, é apaixonado por filmes românticos, frases tocantes, olhares sinceros e o que mais trouxer esperança e escreve todas as terças-feirtas.
Fale com ele: ruleandson@gmail.com

   
 
 

colunas

[ + ]
Amenidades
[ + ]
Diz Tudo
[ + ]
Nota Independente

[ + ]
Perspectiva
[ + ]
Retalhos Culturais
[ + ]
Trejeitos

enquete

Ocupar as reitorias é certo de reivindicar os direitos estudantis?

Sim Não

 

Expediente::: Quem Somos::: Contato:::Política de Privacidade:::Patrocine nossa idéia
Copyright © 2007 Jornal O Binóculo On Line All rights reserved