Cada vez mais, o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, consolida-se como nome forte no Partido dos Trabalhadores. Ele foi o destaque do ranking geral de excelência das capitais dos Estados da Região Sudeste. O resultado foi divulgado na semana passada pelo instituto de pesquisas Brasmarket, e publicado no jornal Hoje em Dia. Seu colega petista João Coser, prefeito de Vitória, ficou na ponta do ranking de excelência administrativa.
Para chegar ao resultado, o Brasmarket considerou as notas obtidas em rankings diferentes: o de excelência política, que mede a avaliação pessoal do prefeito, composto por seis quesitos, e o de excelência administrativa, que mede a gestão frente à Prefeitura, composto por 27 diferentes quesitos.
No primeiro, o prefeito foi venceu em todos os seis quesitos, tendo empatado com João Coser no tópico que mede a “sensibilidade social” e “apoio aos pobres” do município. Nos demais, ele bateu seus colegas. A maior aprovação de Pimentel se deu no quesito “capacidade pessoal”, (64%). Dos 27 itens pesquisados, o prefeito venceu em 10, tendo maior aprovação no tema “limpeza e conservação das vias públicas”, (66%).
Isso vem somar a uma avaliação divulgada em 2004, na qual ele foi considerado o melhor prefeito da América do Sul, concorrendo com outros 550 prefeitos do Brasil e de paises vizinhos. Essas premiações, mais do que pontos no currículo, deixam Pimentel praticamente sem concorrência no partido para a disputa pelo governo de Minas em 2010.
___________________________________ Orozimbo Souza Júnior é jornalista, assessor de impresa e pós-graduando em Comunicação Política. Escreve todas as quartas-feiras. E-mail: souzajunior1@yahoo.com.br