Mesmo com muita poeira, lama, areia e cheirando a óleo diesel, elas encaram o desafio em uma prova tipicamente masculina, mas onde o
machismo não tem vez.
 

17/08/07
Mulheres do sertão

Mesmo com muita poeira, lama, areia e cheirando a óleo diesel, elas encaram o desafio em uma prova tipicamente masculina, mas onde o machismo não tem vez.

A 15ª edição do Rally dos Sertões já está no interior da Bahia, a caminho da capital Salvador. Antes, os competidores deixarão o território baiano e seguem para Aracaju, para depois retornarem á Bahia, onde acontecerá a festa de premiação. Depois de terem largado de Goiânia na quarta-feira (09/08), e ter passado pelos estados do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia, a competição não aponta apenas as "melhores" equipes, as curiosidades, e as mais animadas também são destaque.

Nos 4.776 quilômetros de pura poeira, seis mulheres se destacam no sertão. Meninas de coragem que aceitaram o desafio de encarar 13 dias de muita velocidade até a chegada em Salvador, prevista para o dia 18.

O Rally dos Sertões é uma prova tipicamente masculina, a modalidade rali cross country recebeu de braços abertos as representantes femininas. Nesta temporada, elas estarão entre os carros, as motos e até nos caminhões - não haverá mulheres apenas entre os quadriciclos.

Liliane Santos, de Brasília, é a única que enfrentará as trilhas do sertão brasileiro a bordo de um caminhão, ao lado do piloto Ricardo Augusto Campos e do co-piloto Josué Paniago Pereira. Ela é responsável pela navegação na categoria T4.1, que inclui máquinas que pesam entre 3.500 e 4.800 quilos.

"Além de jipeiros, somos colegas de trabalho. Em 2005, fiquei sabendo que o Ricardo estava querendo participar do Sertões e perguntei se havia lugar para mim. Ele respondeu que sim e participei como apoio.
Estreei como navegadora no ano passado, mas nosso caminhão quebrou e não conseguimos completar a prova quando estávamos em terceiro lugar.
Agora queremos chegar bem em Salvador, com uma boa classificação", comentou Liliane.

Ela afirma que nunca sofreu qualquer tipo de preconceito por ser mulher. "Pelo contrário, todos nos recebem muito bem e nos enxergam com admiração. Existe até um certo cuidado com as mulheres do Rally dos Sertões por parte de pilotos, navegadores e mecânicos", concluiu.

No Rally dos Sertões é assim: a disputa é igual para todos, inclusive para elas.


Veja as mulheres que estão nos Sertões:
Liliane Santos da Silva (navegadora)
Caminhões - T4.1 (3.500Kg a 4.800Kg) Brasília


Helena Deyama (piloto)
Carros - Super Production
São Paulo (SP)


Helena Regina Soares (navegadora)
Carro s - Production Light
Aparecida de Goiânia (GO)

Joseane Koerich (navegadora)
Carros - Super Production
Florianópolis (SC)

Doris Van Hees (navegadora)
Carros - Production Diesel
São Paulo (SP)

Marieta Moraes
Motos - Marathon Aberta
Palmas (TO)

Moara Sacilotti
Motos - Marathon Até 450cc
São José dos Campos SP

.

_______________________________________________________
Marcello Oliveira é jornalista.


   
 
 

colunas

[ + ]
Amenidades
[ + ]
Diz Tudo
[ + ]
Nota Independente

[ + ]
Perspectiva
[ + ]
Retalhos Culturais
[ + ]
Trejeitos

enquete

Ocupar as reitorias é certo de reivindicar os direitos estudantis?

Sim Não

 

Expediente::: Quem Somos::: Contato:::Política de Privacidade:::Patrocine nossa idéia
Copyright © 2007 Jornal O Binóculo On Line All rights reserved