HISTÓRIA  Bairro de Mumemo  AJUDE
ACOLHER SERVIR CUIDAR CRIAR EDUCAR FORMAR SUSTENTAR RECREAR
englishEnglish CONFHIC - Província de São Francisco de AssisCONFHIC Comungar com Deus


Mapas

Ajude

As principais carências actuais
Construção de mais 1.127 Habitações
O projecto é de construir casas para 1777 famílias que foram recenseadas na altura das cheias. Neste momento, 650 famílias já têm a sua casa construída, sendo 500 com financiamento da CARITAS Espanhola e Italiana e 150 pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social de Portugal
Cada uma das 1.127 casas que faltam construir, (incluindo a casa-de-banho), custa $3.800 USD dollars. 
Construção de Furos de Água para a zona em Expansão
As novas casas que foram construídas recentemente, estão numa zona sem furos de água, e têm de percorer distâncias grandes num solo arenoso, por vezes a subir.
Melhoramento das ruas do bairro
É necessário espalhar areia vermelha nas ruas para facilitar as caminhadas, pois o solo é muito arenoso, e a subir.
É necessário pavimentar com asfalto, ou em pavê, duas ou três ruas que facilitem o aceso a camiões pesados com mercadorias, para não enterrarem.
Energia Eléctrica Pública para a zona em Expansão
É necessário alargar a rede eléctrica, tanto para as ruas como para as casas da zona em expansão.
Auto-Sustentabilidade do Projecto
Há uma necessidade urgente de construir um espaço de hospedagem para seminários, reuniões de grupos sociais, encontros de oração, espaço de lazer, quartos de dormida, para quem possa contribuir, pagando de forma a criar fundos de auto-sustentabilidade do projecto, a curto e a longo prazo. Actualmente estamos improvisando algumas salas do internato para esse efeito.
Construção de uma Escola Secundária
Mumemo possui espaços de educação como uma Escola Primária, uma Escola Profissional. A Escola Profissional só pode ser frequentada por alunos que tenham feito 14 anos, ou que tenha 13, mas que complete os 14 em Março.
Em Mumemo, crianças que saiam do Jardim de Infância, preparadas para entrar na Escola Primária, fazem a 7ª classe com 11 e 12 anos. Com essa idade não podem entrar para a Escola Profissional. Por isso eles têm de ir para uma Escola Secundária distante, e que está sobre lotada. Moçambique carece de Escolas Secundárias.
Aumento de salas para a Escola Primária
Escola Primária tem apenas 9 salas de aula e um Bloco Administrativo. Nestas 9 salas estudam 1250 crianças em 2 turnos, e 500 adultos em regime nocturno. Necessita-se construir mais 10 salas de aula.
Crianças permanentes nos Internatos 
Falta um transporte, um mini-autocarro, para a transportar, quer seja para o hospital, quer seja para passeio, mudança de ambiente, actividades, etc. As necessidades são tantas que não temos outra alternativa que não seja improvisar o nosso camião como transporte para as crianças, o que é muito inseguro, além de ser proibido. 
Pessoas vivendo com HIV/Sida - URGENTE
Com as testagens de HIV/Sida casa-a-casa,  tem-se apurado um grande número de doentes. Há necessidade de mais uma ambulância, para transportar, estes muitos novos doentes para um hospital onde possam fazer o "CD4", para começarem a tomar os anti-retrovirais.
Há uma grande necessidade de ajuda para se poderem comprar alimentos para os doentes do HIV/Sida, pois a medicação anti-retroviral é muito forte, e precisam de alimentação igualmente forte. Muitos morrem depressa porque não têm alimentação adequada. 
A alimentação para estes pacientes é tão importante como a medicação, para viverem.
São ainda necessários meios meios de higiene para os doentes do HIV/Sida, pois uma das grandes manifestações são as grandes feridas. Precisam de sabão, desinfectantes, mudar de roupa, higiene na cama, etc. É uma urgência de apoio humanitário muito necessário.
Centro de Saúde
O Centro de Saúde não tem médico, o que, numa comunidade grande, com muitas crianças e idosos, é de extrema necessidade;
Precisa-se de mais uma enfermeira, principalmente para realizar partos.
São precisos mais 2 ou 3 medidores de tensão.
Falta um gerador de electricidade, pois esta falta frequentemente, e os partos realizam-se principalmente durante a noite.
Este Centro de Saúde, construído em 2002, já é pequeno para as necessidades sempre crescentes. Assim, há falta de salas para as grávidas e para os doentes internados. A solução passa pela construção de salas, anexas ou isoladas.
Falta construir uma uma casa com cozinha, para as grávidas provenientes de longe poderem ficar à espera do dia do parto.
...pode ajudar? …quer ajudar? -Contacte-nos! (veja no fim desta página).
Jardim-de-infância
Falta ampliar o refeitório do Jardim-de-infância, de modo a que as crianças possam caber todas de uma só vez, para as suas refeições.
Faltam casas de banho infantis para servirem as muitas crianças necessitadas. Só há 4 e são 160 crianças.
Necessita de material didáctico e brinquedos para as crianças.
Faltam voluntários com formação própria de de educador de infância, para orientar e dar formação de "educadora de infância" de modo a tornar mais eficaz o funcionamento deste Jardim-de-infância.
...quer apadrinhar uma criança? Veja como.
Bolsas para as Crianças que terminam o ensino
Faltam bolsas de estudo que permitam aos alunos que terminam o ensino primário básico (7ª classe)  e para os que terminam o ensino secundário (10ª classe), de modo a poderem ter os meios financeiros indispensáveis para prosseguirem os seus estudos.
Máquinas para o auto-emprego dos finalistas
Quando os alunos terminam o seu curso na Escola Profissional, não dispõem dos meios necessários para começarem a actividade profissional, pois as máquinas, (berbequim, máquina de soldar, kit de carpintaria, etc) são muito dispendiosos. Para esse efeito, apelamos à sua generosidade.
Forno a lenha para a Padaria
A população cresceu, mas a Padaria apenas dispõe de um único forno-a-lenha. Há necessidade de adquirir mais um forno a lenha para cobrir as necessidades de tanta população que fica na fila-de-espera e acaba por ficar sem pão. Poderia ser um forno-a-lenha em 2ª-mão, mas da marca "Fornos-Ramalho", de Portugal.
Insumos Agrícola
Enxadas, moto-cultivadoras, sementes, etc., para a produção agrícola da população do bairro. Em especial para os meses de Fevereiro a Agosto, pois são os meses de muita hortaliça.

Algumas crianças já apadrinhadas
com as ofertas dos padrinhos.

Apadrinhe uma criança
Quer participar com o projecto de Mumemo mas não pode ou não quer vir a Mumemo? -Apadrinhe uma das crianças mais necessitadas deste Bairro de Mumemo que ainda não têm padrinho!
Se desejar apadrinhar uma criança, poderá apadrinhar directamente através de nós: -Contacte-nos directamente! (veja no fim desta página).
Alternativamente, poderá contactar e inscrever-se numa das seguintes organizações:
ONG portuguesa “APOIAR”:
A APOIAR é uma associação humanitária portuguesa, sem fins lucrativos, constituída em 1995, cujo principal objectivo é colaborar no desenvolvimento dos países africanos de expressão portuguesa, através da formação.
Realiza apadrinhamentos com crianças de Mumemo, (além de outras acções de apoio).
Para mais informações sobre o apadrinhamento visite: www.apoiar.org
Veja um vídeo sobre o apadrinhamento.
ONG Italiana CCS Centro Cooperazione Sviluppo
A CCS é uma organização não governamental fundada em Itália com o objectivo de contribuir para o desenvolvimento dos países mais necessitados através do apadrinhamento de crianças órfãs e vulneráveis nas regiões mais empobrecidas.
Para mais informações sobre o apadrinhamento visite: www.ccsit.org
ONG Moçambicana KHANDLELO
A KHANDLELO – Associação para o Desenvolvimento Juvenil, é uma organização não governamental moçambicana, sem fins lucrativos, dedicada a projectos sócio-educativos nacionais de ajuda ao desenvolvimento, nos sectores da formação profissional, saúde e nutrição, através do atendimento à criança e adolescente em situação de risco. O apadrinhamento a crianças é feito em parceria com duas ONGs:
Com uma ONG portuguesa, a Ser Humano: www.SerHumano.org
Com uma ONG italiana, a AVSI: www.avsi.org 
Faça um donativo
Donativo Monetário
Apoie as vítimas das cheias reassentadas em Mumemo através destas contas bancárias:
Banco: Standard Bank, SARL
Morada do Banco: Praça 25 de Junho, Maputo C.P. 1119, Moçambique
Tefefone do Banco: +258 01-352500
Fax do Banco: +258 01-325057
Titular: Congergação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição
Nºde conta: 101-108 706 1006
SWIFT/BIC: SBICMZMX
Banco: Caixa Geral de Depósitos (em Portugal)
NIB: 0035 0442 0002 7947 2005 4
IBAN: PT50 0035 0442 0002 7947 2005 4
SWIFT/BIC: CGDIPTPL
Se efectuar algum donativo para estas contas, agradecemos que nos informe (ver contactos no fim desta página), para assim identificarmos essa transacção no estrato bancário.
Donativo Material

Voluntária e crianças do Jardim-de-infância.

Voluntária a fazer fisioterapia a uma criança órfã e vulnerável.

Voluntária na agricultura.

Voluntário no desporto.

Voluntária no jardim de infância.


Os donativos materiais deverão ser enviados para os contactos que estão indicados no fim desta página web.
Seja voluntário
Neste bairro de reassentamento de vítimas das cheias existem diversas áreas onde o voluntariado é muito bem-vindo.
Gostaria de trabalhar como voluntária/voluntário em Mumemo?
..contacte-nos (veja no fim desta página web).
Veja também sites relacionados com alguns voluntários de Mumemo.
O que se pretende dizer com Voluntariado em Mumemo?
Apelar à boa vontade e trabalho de pessoas com formação áreas necessárias, com capacidade física de trabalho, independência económica e disponibilidade para se deslocarem, suportando as suas despesas, por um determinado período de tempo a trabalharem com as pessoas e Mumemo.
A fazer o quê?
A prestar serviço médico, de enfermagem, docente, de educação infantil, de organização empresarial, técnico profissional, para a carpintaria, serralharia, mecânica-auto, dinamização de actividades recreativas e desportivas.
Por exemplo, o Projecto precisa muito de pessoas que saibam conhecimentos técnicos de agro-pecuária, que estejam dispostas a ensinar o que sabem.
Precisa de formadores que ensinem técnicas básicas de gestão de projecto, por exemplo gestão de micro-crédito, restaurante, bar.
Como é evidente, o voluntariado não é remunerado, nem a viagem para Moçambique.
Contacte-nos! (veja no fim desta página web).
Eis um exemplo: veja o blog da autoria dum jovem casal que trabalhou como voluntário em Mumemo, nomeadamente no Jardim-de-infância, em 2008: http://www.africa-nossa.blogspot.com
Casa de voluntários da Fraternidade de S. Francisco de Assis

Casa dos voluntários.

Cozinha da casa dos voluntários.

Cozinha da casa dos voluntários.

Sala de jantar da casa dos voluntário.

Sala de jantar da casa dos voluntário.

Sala de jantar da casa dos voluntário.


Este projecto pretende atrair a atenção e a boa vontade de voluntários disponíveis pois eles sempre foram e serão indispensáveis e insubstituíveis para o desenvolvimento deste bairro. Isto levou as Irmãs da CONFHIC à construção duma casa própria só para voluntários, que lhes garantisse o necessário apoio logístico e uma certa autonomia. Assim, construiu-se em 2005 uma casa confortável, com cinco quartos, (dois deles maiores para alojarem casais), uma sala espaçosa, cozinha, despensa e uma simpática varanda.
Todos os quartos incluem um pequeno quarto de banho, com chuveiro, lavatório e sanita e todos têm água quente e fria.
A cozinha encontra-se bastante bem equipada, pois não lhe falta um bom fogão, frigorífico com congelador espaçoso, forno micro-ondas, batedeira e varinha mágica, chaleira eléctrica, panela de pressão, trem de cozinha, louça e talheres.
A casa é rodeada por um terreno ajardinado, onde se cultivam legumes e ervas de cozinha. As janelas de todos os quartos são pontos de fuga para outros tantos espectáculos únicos, quer se trate do amanhecer ou do pôr de sol. Os sons da noite africana e o seu céu estrelado são diferentes de tudo o mais quando apreciados da varanda em frente da casa, que oferece uma panorâmica ímpar sobre o bairro, em segurança.
Gostaria de trabalhar como voluntária/voluntário em Mumemo?
Contacte-nos! (veja no fim desta página web).



CONTACTOS: Irmã Susana Custódio Marques (Responsável pelo Projecto)
Telemóvel: +258-824931230   Fax: +258-21400277   e-mail:

Frat. S. Francisco Assis, Bairro 4 de Outubro, Mumemo, Marracuene, Moçambique
   visitas desde Julho/2005  

Actualização:8-Jan-2009  

   GeoURL    Foto-Satélite     links