Lar Arco-Íris



algumas crianças apoiadas

Acolher e apoiar crianças órfãs e desfavorecidas, em situação difícil, ou afectadas pelo HIV/SIDA. As crianças são principalmente do sexo feminino, com mais de seis anos de idade. Beneficiam deste lar até atingirem um nível académico e formação suficientes para uma carreira profissional que lhes garanta um futuro auto-sustentável para sí mesmas e para as suas famílias.

Além das crianças internas (que residem neste lar), este lar também tem como importante objectivo prestar assistência a crianças externas, fornecendo-lhes bens essenciais trimestralmente. Essas crianças externas residem em casa de parentes.

adolescente com a sua filha

Casamentos permaturos A cultura e as tradições desta região rural do Gurúè impõe que as meninas celebrem “ritos de iniciação” logo que entram na puberdade. Consequentemente, meninas demasiado novas, ainda com 13 anos, ficam já preparadas o orientadas para o casamanto. Como não fazem qualquer tipo de planeamento familiar, engravidam imediatamente, e a situação repete-se anualmente, dando à luz mais crianças sem qualquer tipo de controlo. As sucessivas gravidezes deterioram dramaticamente a saúde destas meninas-mães. Verifica-se que os partos são frequentemente realizados por parteiras tradicionais, sem as condições adequadas de higiéne. Além disso, os centros de saúde são poucos e por isso distantes. Deste modo, muitas destas meninas acabam por falecer, enquanto percorriam as longas distâncias para chegarem às unidades sanitárias.

avó e netos

Regime matrilinear tradicional Devido ao regime matrilinear, após a morte da mãe, as crianças não ficam com o pai, mas sim com os parentes da mãe. Sendo assim, normalmente o pai abandona os seus filhos. Os parentes da mãe geralmente são idosos e/ou já têm muitas pessoas a seu cargo, ficando essas crianças com insuficiente apoio.

HIV/SIDA Esta situação recente veio sobrepôr-se ao problema dos casamentos permaturos, aumentando a mortalidade das mães. Ora isso tem como consequência o aparecimento de crianças órfâs infectadas e afectadas pelo HIV/SIDA.

Noutros casos, as mães são abandonadas pelos maridos devido a terem contraido o HIV/SIDA, tornando mais difícil sustentar as suas crianças.

Meninas não estudam Tradicionalmente há o hábito de não mandar as meninas à escola, pois as meninas devem ficar em casa fazendo e aprendendo as tarefas domésticas. Esta situação começa no ensino primário e vai-se agravando ao longo do ensino secundário.

cozinhando alimentos

Hábitos alimentares Nesta região os hábitos alimentares são nutricionalmente desequilibrados, pois preferem consumir as farinhas de mandioca e mapira. Embora se produza suficiente milho, arroz, batata reno, galinhas e ovos, esses productos destinam-se a vender ou trocar. Assim, conseguem adquirir e consumir bebidas, alcoólicas geralmente de fabrico tradicional. Estas bebidas estão muito generalizadas não só nos homens, e verifica-se que atingem o estado de embriaguêz com uma frequência semanal ou superior.

Projecto único neste Distrito O projecto Lar Arco-Íris, destinado à assistência a crianças órfãs e desfavorecidas, e pessoas vivendo com HIV/SIDA, constitui actualmente a única intervenção deste género em todo o distrito do Gurúè.

algumas crianças internas apoiadas

Crianças foram beneficiadas Através do apoio a este grupo vulnerável, foi possivel melhorar-lhes a saúde, as condições académicas e de habitação. Assim, dezenas de crianças conseguiram completar o ensino secundário e ingressar em cursos de formação profissional.

Bebés receberam leite indispensável Desde 1999, graças à assistência prestada por este lar, mais de 360 bebés beneficiaram da indispensável alimentação com leite lactogen-1, até aos 6 meses de idade.

Bens essenciais ajudaram famílias Aproximadamente 117 famílias receberam apoio em alimentos, mantas, sabão, material e fardamento escolar, reabilitação de instalações e abertura de pequenos negócios.

Foram construidas palhotas melhoradas, incluindo colocação de chapas zincadas no telhado, beneficiando três famílias (mães viuvas).


   GeoURL

webdesign oferecido por vitor b..

 visitas desde Nov-2008