Lar Arco-Íris



Destinatários:

Meninas com mais de seis anos São internadas crianças órfãs e desfavorecidas, do sexo feminino, que tenham perdido um ou ambos os progenitores, ou no caso de não existirem condições para um acolhimento desejável nos seus lares.

Meninas com menos de seis anos Excepcionalmente, por este ser o único lar deste género em todo o distrito, também são acolhidas pontualmente crianças com menos de seis anos, naqueles casos em que se constate haver perigo para a vida das crianças.

Meninos com mais de seis anos Excepcionalmente, também são acolhidas algumas crianças do sexo masculino, mas apenas permanecem neste lar durante o dia, passando as noites em casa dos seus parentes.

cozinha beliches no dormitório das crianças internas

Apoio prestado:

O Lar Arco-Íris garante o acesso à escola e acompanhamento, alimentação, vestuário e calçado, assegura os cuidados de higiéne e saúde e proporciona-lhes alojamento em dormitórios com beliches.

As crianças recebem uma formação integral para que tenham uma integração social segura. Além do ensino escolar, aprendem responsabilidades domésticas, hábitos de higiéne a todos os níveis, costura, machamba (agricultura), etc. Após a conclusão da 10ª classe, realizam cursos de Formação Profissional facilitando-lhes o acesso ao mercado de emprego.

Destinatários:

Neste caso são beneficiados meninos e meninas.

Crianças vivendo com as suas famílias As crianças órfãs e desfavorecidas, do ambos os sexos, que tenham um ambiente de acolhimento favorável nos seus lares, recebem apoio como externas, i.e., continuando a residir com a sua família (mãe ou parentes).

Órfãos do HIV/SIDA vivendo sozinhos Também se apoiam casos externos em que as crianças ficaram sem os pais devido ao HIV/SIDA, e portanto também ficaram afectadas e/ou infectadas. Por isso, vivem sozinhas em suas casas, e sem meios de subsistência.

Mães com HIV/SIDA As mães que ficam infectadas pelo HIV/SIDA são frequentemente abandonadas pelos maridos, ficando com crianças pequenas, e sem alimentação adequada para conseguirem aguentar os tratamentos.

bebé órfão

Bebés órfãos Bebés recém nascidas que tenham perdido a mãe logo após o parto.

Apoio prestado:

Em geral O apoio externo consiste no fornecimento de bens essenciais, em regime trimestral, tais como: material escolar, artigos de higiéne, alimentos básicos, vestuário e calçado.

Vítimas do HIV/SIDA Nestes casos, além dos bens essenciais referidos, o Lar Arco-Íris procura garantir-lhes o acesso aos cuidados médicos mais adequados à sua situação concreta.

Bebés órfãos Este lar fornece-lhes leite especial “lactogen”, continuando este apoio até que completem os seis meses de idade. Já têm ocorrido alguns casos em que os bebés tiveram de permanecer internados neste lar por um período suficiente até que recuperássem a saúde ao ponto de já poderem ser integrados nas suas famílias, continuando porém a receber o apoio deste lar.

Escola A principal actividade das crianças no lar é estudar. O estudo desde o ensino oficial até à formação profissional é a melhor garantia para conseguirem a profissão que lhes proporcione um futuro seguro e o sustento para as suas famílias. As crianças frequentam as aulas nas escolas conforme o seu horário que poderá ser num dos três turnos existentes.

Estudo No restante tempo pernamecem neste lar, tendo uma hora de estudo obrigatório. As crianças que estão nas classes iniciais do ensino primário têm um apoio ao estudo especial com o objectivo de lhes criar bases na escrita e leitura.

lavandaria estendal

Actividades domésticas Conforme a classe etária, as crianças colaboram nas actividades indispensáveis ao funcionamento deste lar. Assim, aprendem a cuidar da casa, trabalhar na cozinha e na lavandaria, a realizar as limpezas, etc.

cozinha refeitório

Formação complementarNos períodos de interrupção lectiva (férias) são ministradas aulas de costura básica e bordados. Os trabalhos são vendidos em benefício das próprias crianças.


   GeoURL

webdesign oferecido por vitor b..

 visitas desde Nov-2008