Lar Arco-Íris



O edifício original e o edifício novo (ainda em contrução)

O “Lar Arco-Íris” é um orfanato da instituição de acção social “Associação Mãe do Redentor”. A instituição é particular e sem fins lucrativos, e destina-se a acolher e apoiar crianças órfãs, desfavorecidas ou afectadas pelo HIV/SIDA, principalmente do sexo feminino, desde os seis anos de idade até completarem os estudos. Uma parte dos beneficiários são crianças vivendo no lar (internas), mas a maioria vive em suas casas (externas), incluindo mães infectadas pelo HIV/SIDA, bebés órfãos, e outros casos em situação difícil.

Encontra-se localizado na cidade do Gurúè, que fica a norte da província da Zambézia, no centro-norte de Moçambique.

A região é montanhosa, registando a mais elevada pulviosidade de Moçambique.

localização do Gurúè, na Zambézia, Moçambique Região montanhosa e população dispersa tipo de habitações

É um meio rural, com uma população predominantemente camponesa, com uma taxa de natalidade elevada, vivendo em palhotas relativamente dispersas na floresta (32 hab./km2), e ainda se encontra muito sub-desenvolvido, em termos de condições básicas e de infraestruturas.

As três Irmãs que criaram o Lar Arco-Íris em 1999, (e que trabalham nele actualmente), tiveram uma experiência anterior, (durante 4 anos), num outro lar semelhante, chamado “Aldeia da Paz”, (em Quelimane, capital da província da Zambézia, Moçambique. Trabalharam aí desde 1994 até 1998. Esse lar pertence às Irmãs da CONFHIC). Nessa altura o Lar estava sob a responsabilidade da Irmã Maria Albertina Alves Teixeira, (da CONFHIC), que actualmente está em Portugal, em Vila Real, num lar de 3ª Idade. O seu contacto é +351-259322281.

Foi essa experiência anterior na “Aldeia da Paz” que as motivou e que lhes serviu de fonte de inspiração para criarem este Lar Arco-Íris na cidade do Gurúè em 1999. Nessa altura, foi possivel iniciar as actividades da fundação do Lar Arco-Íris graças ao grande empenho e esforço destas Irmãs, bem como das Irmãs da “Aldeia da Paz”, e também da comunidade local, que se ofereceu para fabricar os blocos necessários à construção do edifício original.

Aldeia da Paz, (no início) Quelimane, Zambézia, Moçambique Início das obras do novo edifício em 2001 Início das obras do novo edifício em 2001

No ano 2000 a “Manos Unidas”, uma (ONG espanhola), deu-nos as mãos, financiando o início da construção do novo edifício para residência das crianças.

Mais tarde, o Lar Arco-Íris começou a receber apoios directos para cuidar das suas crianças desfavorecidas, provenientes de outras ONG’s, tais como a “CCS-Sviluppo” (italiana) e a “OXFAM-GB” (inglesa).


   GeoURL

 webdesign oferecido por vitor b..

 visitas desde Nov-2008