Gestão de Pessoal
Manual do utilizador
×

INTRODUÇÃO

 
Rotina concebida, para o sistema operativo Windows, com base num conjunto de Tabelas alteráveis por Datas, permitindo atualização das condições legais de tratamento de vencimentos, bem como a definição de condições particulares, quanto à forma de cálculo de Abonos e Descontos específica de cada utilizador.
Além da emissão da totalidade dos Mapas Oficiais, o programa permite o acesso a toda uma série de elementos de caráter estatístico, constituindo a análise destes dados um bom auxiliar do Gestor de Pessoal.
Permite o tratamento de Empresas Privadas, Estatais e Agrícolas.
Indicar por Mês o Número de dias a usar para o processamento de salários.
Tratamento do Processamento por modo de Faltas ou Presenças, Dias ou Horas por Empregado.
Dados do Pessoal com informação organizada por Separadores:
Situação/Contrato; Profissionais; Valores para Cálculos; IRS/Agregado Familiar; Dados Civis; Histórico até à Data, salientando-se o Tipo de Contrato, Escala Salarial, Níveis de Estrutura, Tipo de Horário e Qualificação Profissional.
Atualização automática dos Vencimentos em função de uma Tabela salarial.
Movimentos Fixos do Empregado, com limites entre datas, normalmente como complementos ao vencimento.
Ficheiro de Fixos, com a indicação dos movimentos não variáveis para o processamento
Emissão da listagem do Ficheiro de Cadastro, indicando, cronologicamente, a alteração da situação do Empregado (ex. uma promoção ou aumento de ordenado).
Vários processamentos no mesmo Mês, com Mapas Mensais (Segurança Social, Sindicatos e Imputações), que refletirão a globalidade das operações do Mês.
Eliminação de dados por limites, respeitantes aos processamentos efetuados, com vista à repetição dos processamentos em qualquer Mês ou correção imediata sem passar pela fase de cálculos.
Cálculo automático do IRS nos processamentos do Mês, com os devidos acertos quando há lugar a mais de um processamento mensal.
Cálculo do IRS de acordo com os dados processados no Mês em referência.
Tratamento de trabalhadores do Regime Geral, Remunerações não Fixas, Órgãos Sociais, Independentes, Estrangeiros não Residentes e Pensionistas sem Retenção.
Processamento de Penhoras.
Recibos ordenados por Local de Pagamento, Secção ou Geral e emitidos no formato Pré-Impresso ou em papel branco com a escolha do logótipo feita pelo utilizador.
Tratamento do Cartão de Refeição, criando também o suporte magnético conforme o tipo de cartão.
Gestão de Períodos de Férias, que permitem alguns automatismos conforme parametrização
Mapa de Notas e Moedas dos valores a pagar, com Totais por Locais de Pagamento.
Pagamento de Vencimentos através de transferência bancária, criando o suporte magnético adequado a cada Entidade Bancária. Emissão de Recibos e Declaração Individual de IRS, em formato PDF e envio por e-mail.
Emissão de relações de pagamento por Bancos. Opcionalmente pode fazer a emissão de cheques para pagamento.
Imputação de Salários do Mês, por trabalhador a diferentes Secções ou Centros de Custo, estes em percentagem ou Horas no Mês.
Mapas com indicação de Movimentos a selecionar pelos utilizadores, por exemplo Horas Extras, Faltas, relativas ao Mês em curso, ou a Movimentos acumulados ao longo do ano.
Boletim Individual de Remunerações, com discriminação nos 12 meses de todos os Abonos e Descontos processados.
Estatísticas de Faltas Remuneradas e Não Remuneradas, relativamente a cada trabalhador e por Secção.
Emissão do Relatório único para entrega no GEE.
Declaração anual para IRS Individual e Modelo 10 (antigo Anexo J).
Ligação automática ao Pacote PMR – Contabilidade, por Secção ou Centros de Custo, mediante preenchimento de Tabelas de Contas de correspondência.
Opção de entrega no Suporte Magnético das Folhas de Remuneração e Segurança Social (DRI), Transferências Bancárias das remunerações dos Empregados, Modelo 10 e Mapa da Caixa Geral de Aposentações (só para Empresas estatais).
Tratamento dos Apoios decorrentes da pandemia (além do Layoff mencionado, houve outros, Apoio à Retoma, Incentivos Financeiros, Apoio à Família.
Vários automatismos, sempre na ótica de facilitar o trabalho aos utilizadores. Criação de vários tipos de movimento, de períodos de férias, de períodos de Layoff, de alterações em massa, como é o caso da atualização anual do aumento do salário mínimo na Ficha dos Empregados.
Possibilidade de numa única operação fazer processamento e tirar os Mapas de diversas Empresas (Gabinetes).
 
Opções Principais
Criação e manutenção de um Ficheiro de Dados de Pessoal, Declaração de IRS e Movimentos Fixos que contém os dados permanentes dos trabalhadores e a digitação dos dados ocasionais (Movimentos de Abonos, Descontos, Faltas ou Observações), de cada trabalhador sempre que é efetuado um processamento de Vencimentos.
O preenchimento das Tabelas é feito na presença de ecrãs interativos que mantendo diálogo com operador, sugerem permanentemente as respostas possíveis a cada parâmetro de personalização e alertam sempre que possível para erros cometidos.
Na Configuração da Empresa o utilizador começará por definir a sua Empresa como Privada ou Estatal, podendo no caso de ser estatal efetuar em simultâneo processamento de trabalhadores do regime privado.
Seguidamente deve optar se desejar trabalhar em Dias ou Horas. Implica esta escolha que os movimentos referentes a cada trabalhador, que tenham a ver com Vencimento Base ou Faltas, devem ser quantificados na unidade por que se optou.
Deve definir depois se a forma de tratamento vai ser por Faltas ou Presenças.
O Tratamento por Faltas é o mais usual já que evita a digitação a nível de movimentos, da quantidade de tempo trabalhado, limitando-se o operador a recolher eventuais faltas ou abonos ocorridos no período e referentes a cada trabalhador. O Sistema deduzirá as faltas e considerará como base de cálculo o vencimento do trabalhador definido no Ficheiro de Pessoas mais os Movimentos Fixos.
O Tratamento por Presenças obriga a serem digitados todos os tempos a processar para cada trabalhador.
Sendo um trabalho moroso, já é aconselhável em casos onde se pretende uma rigorosa imputação aos Centros de Custo e se os trabalhadores, ao longo do Mês, são imputados a diferentes Secções ou Centros de Custo.
Pode indicar uma remuneração máxima no setor, e assim, pode fazer o tratamento num regime contributivo especial para a Segurança Social.
Através do preenchimento de Tabelas define-se os Códigos de Abonos, Descontos e Faltas a utilizar e a respetiva forma de Cálculo chamando-se desde já a atenção para a existência de Códigos obrigatórios que são referidos nas respetivas Tabelas.
Todos os Mapas e Documentos Oficiais ou Estatísticos são impressos a pedido e é sempre suposto que podem ser listados na totalidade ou em função de limites definidos na altura pelo operador. Quando se passa para a Ano seguinte ficam guardados os Limites recolhidos (opções de Impressão) no ano anterior.
Os valores de meses e/ou anos anteriores podem ser acedidos para efeito de obtenção de Mapas sem qualquer restrição.
Antes de transitar para o Ano seguinte, faça uma cópia de segurança para um novo suporte magnético com os dados referentes ao ano que finda, ficando a constituir assim, um arquivo permanente com um espaço de ocupação mínimo.
Pode o Gestor de Pessoal, em qualquer altura, dispor de um meio rápido de consulta de todos os dados relativos a anos anteriores procedendo à sua impressão se o desejar.
 
Ordem de Trabalho
Se vai utilizar a Rotina pela primeira vez
Preencha as Tabelas pela ordem do Menu de Ficheiros, não esquecendo na Configuração, a Empresa e a Rotina.
Recolha os dados dos Empregados para Ficha do Empregado (Dados do Pessoal), inclusive os referentes ao IRS.
Indique os Movimentos Fixos de cada Empregado (se necessário).
Para executar qualquer Processamento deve proceder pela seguinte ordem (sem esquecer as cópias de segurança):
Faça as alterações às Tabelas, Ficha do Empregado (Dados de Pessoal), por exemplo no IRS e Movimentos Fixos, se os houver.
Entre no Ficheiro de Processamentos e indique o tipo de processamento a efetuar.
Recolha os Movimentos necessários ao processamento se os houver.
 
Antes da recolha Movimentos veja se o Mês na Data de entrada está correto.
Liste os Movimentos recolhidos, verifique se estão corretos e corrija os erros que tenha detetado.
Pode, então, entrar no ponto de Movimentos Automáticos (Cálculos).
Confira o resultado nem que seja por consulta no ecrã. Se tiver correções pode efetuar as mesmas com a situação de Processamento Encerrado.
Imprima os Mapas Mensais pretendidos. Imprima os Mapas Não Mensais pretendidos.
 
Opções Multi-Empresa
A Empresa «STD» não tem movimentos. É possível numa única operação fazer Processamento e Mapas de várias Empresas (Gabinetes/ Multi – Empresas).
Essas opções só têm acesso quando o operador entra na Empresa «STD» e existem para os seguintes pontos do Menu.
 
 
  • Listagens da Ficha/Cadastro, Diversas, Impresso para Recolha, Ativos/Demitidos e Plano de Registo, na opção Dados do Pessoal, Ficha do Empregado.
  • Processamento (Cálculos), Lista Erros nos Cálculos e Lista Avisos nos Cálculos.
 
  • Emissão de Mapas oficiais e de gestão (ver a secção Menu Principal, mais à frente).
 
  • Emissão de Mapas oficiais e de gestão (ver a secção Menu Principal, mais à frente).
 
  • Nas Opções marque com  para Marca Todas, Desmarca Todas e Marcação por Limites, neste último caso, ativa o bloco [Limites] para indicar os Códigos sequenciais da Empresas, mas pode, também, em simultâneo escolher outras Empresas no bloco abaixo.
 
 
  • Conjunto das Empresas existentes a considerar para uma ação (neste caso o Mapa Mensal Folhas de Remunerações), podem ser dadas se marcado com , o Ano, Mês, Número de Processamento, Situação das Empresas no Processamento:
     
Código
Designação
A
Aberto;
E
Encerrado;
R
Reaberto.

 
Campo "Empresa".
Pode sempre ver a Moeda Oficial e Tipo de Processamento:
Para saber se estão em condições de ser processadas.
As Empresas que não reúnem as condições para serem processadas (situações de em Aberto ou Reaberto) estão com o campo de marcação desativado.
 
Código
Designação
A
Automático;
N
Não Automático;
C
Acertos.

Nas páginas seguintes são vistos os ecrãs relativos a estas operações, com indicação dos limites e opções próprias deste tratamento em cadeia.
 
Além da possibilidade dos procedimentos em cadeia, pode abrir na Empresa «STD» as Tabelas que são comuns para as outras Empresas.
Na opção de abertura de uma nova Empresa, o Ficheiro de Tabelas é copiado para a Empresa que está a iniciar, neste caso não é necessário voltar a recolher os Códigos que já estão na empresa «STD».
 
No caso de alterações de Tabelas basta alterar na Empresa «STD» e através da opção Cópia para outra Empresa, pode indicar o número das Empresas que quer atualizar.
Para as atualizações das Tabelas de IRS pode nos ecrãs relativos de Utilitários indicar logo as Empresas a atualizar.