Infraestruturas de Mumemo[7/7] As infra-estruturas apoiam a população nas suas necessidades essenciais, dão acesso a formação e criam emprego. É a procura de um desenvolvimento sustentável. Os fundos gerados pelo Aviário, Padaria, etc. financiam outros serviços sociais, como a Creche e o Centro Social. No entanto, as Irmãs da CONFHIC sabem que as populações devem ser estimuladas a crescerem autonomamente. Por isso têm feito e continuam a fazer todos os esforços para que as pessoas alarguem os seus horizontes, criem novas metas, projectem novos objectivos.
A Associação de Mulheres A Associação de Mulheres de Tchweririca Manana Clara é um claro exemplo do que se pretende. Esta Associação foi criada em Abril de 2005 (ver o seu Regulamento e Estatuto) e está a estimular e a revolucionar as vidas e as actuações de mais de uma centena de mulheres. O acesso a micro-crédito, em condições especiais mas muito bem enquadradas em termos de acompanhamento do desenvolvimento do projecto individual de cada associada, a preocupação em alargar os horizonte e interesses das associadas, tudo tem mexido com estas mulheres empreendedoras, dispostas a mudar a sua vida e a das suas famílias.Foram elas que comemoraram este ano o Dia da Mulher Moçambicana (8 de Abril), que se entusiasmaram a frequentar o Curso de Batique, são elas que estão a cimentar as melhores tradições sociais moçambicanas. As mulheres de Mumemo estão imparáveis! O seu entusiasmo acorda o mais letárgico.
Casa de voluntários Click aqui para mais informação sobre a Casa de voluntários da Fraternidade de S. Francisco de Assis.
|