| 
   
  
- 
Tabelas Comuns e Posto de Vendas (POS): Conjunto de informações que vão condicionar os processamentos, parâmetros que irão entrar para o Cálculo dos Documentos, Ligação a Vendas, Numerações que serão incrementadas automaticamente e códigos auxiliares que serão utilizados na classificação dos Ficheiros Mestres. 
 - 
Todos estes dados devem ser criados na fase inicial, podendo nalguns casos serem alterados futuramente. 
 
   
|  | Deve haver o cuidado de não anular Códigos em Tabelas que possam estar a ser utilizados nos Ficheiros já existentes. 
 |  
  
  
- 
Também denominado como Ficheiro de Clientes, incluem-se Clientes, Fornecedores e outras Entidades que a nível contabilístico existam com a designação genérica de Terceiros. 
 
 Crie séries de numeração distintas pelo primeiro dígito para a codificação de Clientes, Fornecedores e Entidades diversas, ajudando assim a separação a nível das listagens. 
  
- 
Codificar todos os Artigos que tenham existência no Armazém. 
 - 
Os Artigos podem ser agrupados por Famílias, através de um código auxiliar independente do Código de Artigo. 
 
   
- 
Neste Ficheiro podem ser criados Códigos de Artigos equivalentes ao Código principal. 
 
 Podem ser usados para substituir em caso de rotura de Stocks ou para estabelecer equivalência entre Artigos. 
  
- 
Codificação dos Operadores (Vendedores) com definição da Senha, podendo definir o encaminhamento automático na rotina para evitar situações de erros operacionais (entrar indevidamente, por exemplo, no Fecho de Caixa). 
 
   
- 
Guardados os Descontos disponíveis, identificados por um conjunto de opções (Entidade, Artigo e Família), por período de tempo e tipo de Desconto quer pelo modo percentagem quer por modo valor). 
 
   
- 
Criação do Ficheiro do Inventário do exercício de acordo com a Lei em vigor. 
 
  |    
 				 |