1.1.3- DEFINIÇÃO DE VARIÁVEIS![]() NOME DA VARIÁVEL 
Dividido em Código e Designação da Variável. 
Pode dar o Código da Variável, manualmente, ou selecionar no campo ao lado, premindo o botão esquerdo do rato sobre a variável querida e arrastar para a área do Código. 
VARIÁVEIS POSSÍVEIS 
Este campo é constituído por Categorias de Dados extensíveis se carregar com o cursor do rato no símbolo [+]. 
Com o símbolo [-] produz o efeito contrário. 
Premindo o botão esquerdo do rato pode escolher quais os Códigos associados a possíveis dados para impressão nos Documentos na altura da emissão. 
Mantenha o dedo sobre o botão esquerdo do rato e arraste para a área do Código, no campo anterior. 
Após a recolha do Código são mostradas as Referências do campo escolhido, Posição no Impresso e na Linha, se é Numérico ou Alfanumérico, Comprimento, Número de Decimais, Máscara, podendo alterar ou manter algumas delas (Comprimento e Máscara) de maneira a obter a edição desejada. 
COMPRIMENTO DO CAMPO 
Número de Carateres desejados para o dado pedido. 
Inicialmente será, mostrado o tamanho máximo, mas poderá ser digitado um número menor de posições. 
Serão incluídos neste número as decimais, caso existam. 
NÚMERO DE DECIMAIS 
Se o campo está definido como Numérico e se internamente comporta Decimais, pode aqui manter ou alterar as que pretende emitir. 
MÁSCARA 
Se campos forem numéricos, pode definir a Máscara, para impressão no respetivo campo. 
Tenha em conta que o comprimento do campo incluirá as decimais. 
Poderá utilizar carateres de edição tais como: 
Pontos (.), Vírgulas (,) e Cifrão ($), que não contam para o número total de carateres, e o sinal Menos (-) que se colocado à esquerda conta, o que não acontece se colocado à direita. 
 Pressionando  
CAMPOS POSSÍVEIS PARA FIGURAÇÃO NOS DOCUMENTOS 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  CONSIDERAÇÕES GERAIS: 
As variáveis «CNUM», «CCON», «CNM1», «CNM2», «CMOR», «CLOC», «CPAI», «CCPO», «CDPS», «CDPO» se definidas nos Documentos, na altura da impressão se no Ficheiro de Entidades tem Entidade de Cobrança, são os dados desta que são impressos, caso contrário serão dados da Entidade recolhida no Documento. 
Variável «PVDS» (Desconto em valor do Produto). 
Se numa linha do documento existir em simultâneo descontos em valor e percentagem, têm que ser definidas as variáveis «PVDS» e «PPD3». 
A variável «PVDS» usa a mesma filosofia da variável «PUTX» para que possam ser visualizados, tanto os descontos em percentagem, «PPER», «PPD2» e «PPD3», como o desconto em valor/percentagem, «PVDS», «PPD3» na linha do documento. 
A variável «IIVA» imprime do descritivo, referente ao Código de Regimes do IVA. 
A variável «PIEC» (Imposto Especial de Consumo) e «PIEU» (Imposto Especial de Consumo: Unitário) para poder imprimir linha a linha o Imposto, vulgarmente chamado de «ICBA», «IEC» ou «IABA». 
 | 





















