Quando o exercício de 2009 tiver condições para fazer um Fecho, ainda que provisório, deve proceder ao Fecho do Ano em POC e à Passagem de Valores para SNC ainda no ano de 2009. A opção Passagem de Saldos p / Ano Seguinte em 2009 – SNC criará os Saldos Iniciais para 2010 já no SNC. Nesta fase de Passagem de Valores (Saldos) para as novas Contas, terão acesso a um ecrã, onde são mostradas as Contas POC com os respectivos Saldos e a sua correspondência para o novo Código de Contas.
(Fecho Ano> Conversão para SNC) Alterável, pode, inclusivamente, fazer-se a distribuição do valor de uma determinada Conta POC por várias Contas do novo Código de Contas, e os valores corrigidos se não estiverem correctos aparecem a vermelho, bem como os Totais. |
Finalizadas estas alterações executa-se então a opção , que irá criar
em 2009 – SNC, um Documento no Período 13, no Diário a indicar,
com a Passagem dos Saldos das Contas POC para as Contas do Código de Contas
SNC.
Se em 2009 necessitar de efectuar correcções que impliquem fazer novo Fecho do Ano, terá que proceder de novo a esta operação de Gestão de Valores. Ao criar os Saldos em 2009 – SNC no Período 13, possibilitamos a análise dos Valores de Rendimentos e Gastos e permite a comparação com 2010. Implica no entanto que se faça um Fecho do Ano em 2009 – SNC. Neste procedimento automático, podem ficar já resolvidos alguns casos de Ajustamentos necessários à Reabertura de acordo com as NCRF. Outros Ajustamentos podem ser resolvidos por correcção dos Movimentos criados com os Saldos transferidos do POC em SNC com o Período 13. É também permitido fazer Ajustamentos por correcção dos Saldos de Reabertura em 2010, no Período 00. Nos movimentos criados no SNC fica no Descritivo a indicação da Conta POC origem. Ainda aqui podem voltar a fazer correcções que tenham escapado nas fases anteriores. A partir deste momento fica então em aberto a possibilidade de executar os restantes procedimentos de Fecho do Ano de 2009 pelos dois métodos POC e SNC.
As 5 Colunas do lado esquerdo da janela anterior são referentes às Contas do POC e são inalteráveis, pois provavelmente já foram movimentadas. As 5 Colunas do lado direito da mesma janela são referentes às Contas do SNC, são alteráveis e vamos mencionar os campos correspondentes:
Tipo: Movimento; Agrupadora com Entidades; Agrupadora com Centro Custo;
Entidade / Centro Custo: Código de Entidade ou Centro de Custo relativo à Conta;
Saldo Devedor: Valor do Saldo Devedor;
Saldo Credor: Valor do Saldo Credor.
Campo informativo dos totais dos saldos devedores e credores.
(Designação da Conta): Campo informativo;
(Designação da Entidade / Centro de Custo): Campo informativo.
Depois de tudo corrigido e conferido vai iniciar o processo da
criação de Movimentos no SNC, com a Passagem dos Saldos das Contas
POC para as Contas do Código de Contas SNC assumidas nesta Tabela (5
Colunas do lado direito). Aparece o ecrã seguinte:
Pode por esta janela definir o Período, o Diário, o Documento Inicial e Data do Documento. Por padrão indica Período 13, Diário de Fecho de Ano definido na Configuração da Rotina, no bloco Diários de Movimentos Automáticos, Documento Inicial 1 e Data do Documento 2009/12/31. |