1.10.1- TABELA DE DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS

Além dos Mapas obtidos, esta Tabela é mantida por compatibilidade com versões anteriores, existe nova opção dentro de: Análises> Versões Anteriores> Mapas Fim de Ano. Veja normas de preenchimento nas páginas seguintes.

 

TÍTULO DO MAPA

O 1º campo é usado para codificar os Mapas. Pode usar letras entre «A» e «Z», números entre «1» e «9» ou letras minúsculas para Tabelas Auxiliares.

Cada Código vai originar um Mapa diferente.

No 2º campo insere-se a Designação a ser exibida no cabeçalho do Mapa correspondente ao Código anterior.

 

NORMAS A OBSERVAR NA ELABORAÇÃO DA TABELA

Podem existir vários Tipos de Linhas que conjugadas da maneira que melhor entender lhe dão o Mapa que pretende. Assim pode ter:

Linhas só com Descrições ou em branco para melhor aspecto gráfico do Mapa.

Linhas de Valores com Designação (digitação livre) à escolha.

Linhas de “Sub-Totais” ou “Totais”.

Deve tomar em atenção o seguinte:

Os Valores das Contas somam para a Linha de Valor (da respectiva Coluna), para a Linha de Sub-Total (com a mesma Coluna) e para a Linha de Total (da Coluna seguinte).

Se indicar no Tipo um algarismo, o valor adicionado é o Total da Tabela com número igual no Código. Cada Linha do Mapa será dividida por Linhas Tracejadas.

As Linhas de "Totais" e "Sub-Totais" aparecerão com a tonalidade mais escura para sobressaírem das demais.

Quando for impressa Linha de Valores o campo Acumulado respectivo será imediatamente limpo.

Quando imprimir Linha de "Sub-Totais", o relativo campo acumulador não será limpo.

Quando imprimir Totais o valor será adicionado ao acumulador "Sub-Total" da mesma Coluna e simultaneamente ao "Total" da Coluna seguinte e será limpo o "Sub-Total" da Coluna anterior.

 

LINHA

Define a ordem pela qual as linhas vão figurar no Mapa. Aconselha-se uma numeração com intervalos, por exemplo de 2 em 2 ou 3 em 3, que permita intercalações quando necessário. Valor possível até 999.

 

COLUNA

Valor entre «0» e «4» para indicar qual a Coluna (no Mapa) em que pretende imprimir.

A Coluna 0 será só para Linhas de Descrição.

 

TIPO

Cód.

Descrição

C

Cabeçalho (só Descrição);

V

Valores;

S

Sub-Total;

T

Linha Total.

Dê algarismos entre «1» e «9» ou letras minúsculas. Neste caso indique que nesta Linha aparece um Valor Total duma outra Tabela designada com o dígito ou letra que escolheu. Dando este carácter tem possibilidade, durante a Emissão do Mapa, de recolher um Valor para essa Linha. Aplica-se às Linhas Tipo V ou Tabela se quer dar um Valor em vez de usar aquele que consta no Ficheiro de Valores de cada Conta.

CONTAS

Até 15 caracteres. Se Tipo é igual a V indicaremos aqui a Conta ou Contas entre limites, cujos Saldos queremos que sejam puxados para a Linha referida. Quando queremos o somatório de várias Contas entre limites utiliza-se a barra (/) para fazer a separação entre a Conta limite inferior e a Conta limite superior. Assim, por exemplo, 651/653 vai corresponder a uma Linha em que o Valor impresso é a Soma dos Saldos de 651+652+653.

 

DESIGNAÇÃO

Se Tipo igual a C será, neste campo, que digitará o conteúdo que lhe vai aparecer na Linha do Mapa (inclusive se deixar em branco cria uma Linha de intervalo no Mapa). De outro modo quando escolher S ou T não será necessário digitar nada, bem como quando escolher V ser-lhe-á mostrada apenas a Designação da Conta que consta no Plano podendo então ser confirmada ou alterada (se premir ).

 

SINAL

Só será digitado se tiver preenchido Contas (se o Tipo de Linha for V):

Cód.

Saldo

S

Da Conta mantendo o Sinal (“+” se Saldo Devedor, “-” se Saldo Credor);

s

Da Conta com Inversão do Sinal;

I

Inicial;

i

Inicial com Sinal Invertido.