NUMERAÇÃO DAS NOTAS NOS MAPAS FINANCEIROS

A Numeração das Notas nos Mapas Financeiros (Balanço / Demonstração de Resultados / Fluxos de Caixa) é feita segundo o Número sequencial atribuído no Anexo a essas Notas.

Nas Tabelas fornecidas com a definição desses mapas, são preenchidas as Notas com a numeração geral que essas Notas têm no índice global do Anexo, tal como foi publicado.

Se nesse índice global do Anexo forem suprimidas algumas Notas, às restantes é atribuída uma numeração sequencial, segundo a ordem em que vão figurar no Mapa final.

Ao imprimir os Mapas Financeiros a numeração original das Notas é substituída pela numeração sequencial atribuída no Anexo.

Qualquer correcção ao Números das Notas nos Mapas Financeiros, deve ser feita no painel de Preenchimento dos Valores, e sempre com o seu número original no índice geral das Notas. Só na impressão dos mapas esse número é transformado no número sequencial de acordo com o conteúdo do Anexo.

 

Posicionado no Mapa pretendido carregue em  ou com o botão do lado esquerdo do rato para aparecer o ecrã seguinte:

 

IES ANEXO A

Alterável correspondente aos campos do Quadro 05 do Anexo A do IES -Declaração Anual. Todos os outros campos do Activo Bruto, são alterados carregando em  ou com “duplo clique” do rato quando estiver posicionado num dos campos, passando para a janela do ponto Modo como se define a Tabela.

 

 Passa para a janela seguinte:

 

Posicionado no Mapa pretendido pode premir em  ou com  para aparecer o Anexo pretendido.

MODO COMO SE DEFINE A TABELA

A definição é feita por Linha / Coluna dentro de cada Ponto / Quadro. Cada Ponto pode ter um único Quadro (A) ou dois Quadros (A e B). Na Linha 0 (Zero), Coluna 0 (Zero) define-se o Título do Quadro. Na Linha 0 (Zero), Colunas 1, 2, 3, etc. definem-se os Títulos de cada Coluna. Por cada Linha 1, 2, 3, etc., fica a Coluna 1 destinada a um Texto que é a Descrição da Linha, sendo as Colunas 2, 3, etc., para definir Valores que podem ser Contas Associadas, sendo de «Digitação» ou de «Resultado».

 

 Chama o Ficheiro de Textos a imprimir na Declaração.

 

Para Alterar qualquer Linha da Tabela, clique  ou faça Duplo clique em cima da

 

Linha a alterar, indo assim para o ecrã seguinte:

 

Se vem directamente de um campo (com  ou duplo clique) da figura Anexos – Definição, ou da figura anterior com , fica de imediato colocado na Linha e Coluna relativa ao ponto e ao Quadro. Se vem da figura Anexos – Definição por  tem que dar a Linha e a Coluna pretendida.

TRATAMENTO

Assinale com  uma das opções, definindo assim o Tipo de Tratamento da Linha:

Contas e Digitado; Contas; Digitado; Resultado; Descritivo.

 

VALOR

Para as Linhas de Tratamento «Contas» define-se a seguir se o Valor é achado em função do: Saldo; Total de Débitos Exercício; Total de Créditos Exercício; Saldo Devedor (Sub-Contas); Saldo Credor (Sub-Contas). Indique os Períodos a considerar, permitindo optar por Saldo Inicial se Período 00 a Período 00. Para as Contas de Apuramento, deve indicar-se normalmente como Limite Superior o Período 13, porque no Período 14 estas já estarão Saldadas. Permite indicar que os Valores são do (Exercício-1) no caso dos Quadros 45 e 46, assinalando com  «Ano-1». Também pode indicar se Inverte Sinal para efeitos de impressão, assinalando com , «Inverte Sinal». Internamente os Valores conservam os Sinais “+” para Débitos e Saldos Devedores, e ““ para Créditos e Saldos Credores, assim as eventuais Devoluções são tratadas como soma algébrica. Para as Contas normalmente Credoras (Proveitos e Passivo) ou se seleccionar Total de Créditos, é preciso assinalar com  «Inverte Sinal» para efeitos de impressão porque, se não, apareceriam nos Quadros com Sinal “-“. Para os campos de Resultado deve indicar-se:

Quando é Soma de Colunas na mesma Linha: C02+C03-C04+etc.

Quando é Soma de Linhas na mesma Coluna: L01+L02+L03+etc. Ou L01aL03;

Em todos os campos da Linha de Totais.

Se estiver no ecrã da Tabela e clicar em  passa ao ecrã seguinte:

 

A primeira vez que prima este botão / tecla, terá que fazer a Actualização de todos os Valores em função da respectiva Tabela.

 

Escolhido um dado “Ponto” vê os Valores que a “Actualização” achou nas Contas. Pode Consultar os Valores, eventualmente Alterar reprimindo . Os campos definidos como “Digitado” são preenchidos ficando os campos de “Resultado” actualizados.

 

Tem vantagem em se “deslocar” usando as setas na vertical, as “tabulações” ou o

Rato, porque com , implica tratamento do campo.

Sempre que um campo tem “Contas” associadas não pode alterar nem limpar directamente o Valor no Quadro, mas sim num Ficheiro de Valores que é visualizado quando carrega em  ou clique com o Rato. O total do Ficheiro de Valores associado a cada campo é transportado para o Quadro. Para alterar os Textos, se está na Tabela Própria, pode daqui com  aceder à Tabela e do ecrã da Tabela aceder aos Textos. O campo “IES – Anexo A” visualiza os campos do Quadro 05 do IES – Declaração Anual. As Alterações são idênticas ao da Definição da Tabela só que aqui corrigimos Valores.

 

 

Depois de clicar neste botão aparece a imagem seguinte:

 

Cria um Documento no Word onde pode visualizar e alterar antes de ser impresso.

 

IMPRIME LINHAS COM VALORES A ZERO

Marque com , para emitir as Linhas com Valores a zero.

EDITA DOCUMENTO

Assinale com  no caso de querer abrir de imediato o Documento criado no Word.

 

PATH FICHEIRO

Assume por defeito (Software PMR\Empresa\Rotina\Ano\Nome do Ficheiro) como Destino onde o Ficheiro vai ser criado, mas pode ser alterado.

 

PATH DO EDITOR

Indique o caminho do Editor de Texto onde quer abrir o Ficheiro criado, por exemplo: “C:\Programas\Microsoft Office\Office\Winword.exe”.

 

Esta instrução só precisa de ser dada a primeira vez que pedir o Mapa, a partir daí é assumida como padrão, podendo no entanto ser alterada.