1.11- TABELA DE BALANÇO

Além dos Mapas a obter-se através desta Tabela, que é mantida por compatibilidade com versões anteriores, existe nova opção:

Análises> Versões Anteriores> Mapas Fim de Ano. A seguir são descritas as normas de preenchimento desta Tabela.

 

TÍTULO DO MAPA

O primeiro campo é usado para codificar os Mapas. Use letras entre «A» e «Z», números entre «1» e «9» ou letras minúsculas para Tabelas Auxiliares. Cada Código vai originar um Mapa diferente.

No segundo campo insere-se a Designação a ser exibida no cabeçalho do Mapa correspondente ao código anterior.

 

NORMAS A OBSERVAR NA ELABORAÇÃO DA TABELA

Os Valores são Acumulados (por cada Linha) para o respectivo campo “Valor”, como para acumulado “Sub-Total”, “Total” (da respectiva coluna) e para “Total Final”.

 

Os apuramentos do Activo e do Passivo devem ser feitos em Tabelas com Códigos diferentes, de preferência contíguos, sendo, por exemplo a Tabela

Tipo A para definir as Contas do Activo e a Tipo B para o Passivo. Obtêm-se assim dois Mapas distintos, mas se estiverem bem definidos devem dar o mesmo Total Final.

 

LINHA

Define a ordem pela qual as Linhas vão figurar no Mapa. Aconselha-se uma numeração com intervalos, por exemplo, de 2 em 2 ou 3 em 3, que permita intercalações quando necessário. Valor possível até 999.

 

COLUNA

Valor entre «1» e «4» para dar qual a Coluna (no Mapa) em que pretende imprimir.

 

Cód.

Designação

C

Cabeçalho (só descrição)

V

Valores

S

Sub-Total

T

Linha Total

F

Total Final do Mapa

*

(Asterisco) - Indicado este carácter tema possibilidade, durante a emissão do Mapa, de recolher um Valor para essa Linha. Aplica-se às Linhas Tipo V ou “Tabela” se pretender introduzir um Valor em vez de utilizar aquele que consta no Ficheiro de Valores de cada Conta.

TIPO

Insira números entre «1» e «9» ou letras minúsculas. Indica que nesta Linha aparece um Valor Total duma outra Tabela designada com o dígito ou letra que escolheu.

 

CONTAS

Se Tipo é igual a V daremos aqui a Conta ou Contas entre limites, cujos Saldos queremos que sejam puxados para a Linha referida.

 

Quando queremos o somatório de várias Contas entre limites utiliza-se a barra (/) para fazer a separação entre a Conta limite inferior e a Conta limite superior.

Assim, por exemplo, 651/653 vai corresponder a uma Linha em que o Valor impresso é a soma dos Saldos das Contas 651+652+653.

 

DESIGNAÇÃO

Se o Tipo é igual a C, é neste campo que digita o conteúdo que lhe aparece na Linha do Mapa (inclusive se deixar em branco cria uma linha de intervalo no Mapa). De outro modo quando escolher S ou T não é necessário digitar nada, assim como quando escolher V ser-lhe-á mostrada apenas a Designação da Conta que estiver no Plano, podendo então confirmar ou alterar (se vier atrás com a tecla ).

 

Cód.

Considera

D

Somatório das Sub-Contas com Saldos Devedores;

C

Somatório das Sub-Contas com Saldos Credores;

S

O Saldo.

SINAL

Só é aplicado se tiver preenchido Contas (se o Tipo de Linha for V):