INTRODUÇÃO

 
Versão
Legislação
Designação
5.260
Portaria nº 274/ 2013 de 21 de Agosto; Ofício circulado nº 30156/2013 de 30 de Agosto.
Recibos no Regime IVA de Caixa (RC).
 
Descrição do Sistema
Do PMR – Gestão Comercial recebe automaticamente a carteira dos Documentos Originais passando a controlar, aqui, os Pagamentos, tendo agora os Recibos e Avisos Reflexão automática na Contabilidade.
Pode fazer a Emissão de Cheques na Tesouraria para liquidar automaticamente as Faturas de Fornecedores e fazer sequencialmente o lançamento na Contabilidade.
Podem ser utilizadas rotinas de controlo de Cheques Pré-Datados com ligação automática à área de Clientes e controlo de Ordens de Pagamento para marcação prévia e emissão automática de Cheques para Fornecedores, dando baixa das respetivas Faturas.
Os Pagamentos podem ser Totais ou Parciais, havendo agora registo e controlo de todos os Pagamentos, Datas e Valores, para uma dada Fatura.
 
Caraterísticas Principais - Clientes/Fornecedores/Outros
Parametrização das Contas de Ligação à Contabilidade para contabilização dos Pagamentos podendo ser alteradas na digitação do Documento.
Cálculo do Desconto de Pronto Pagamento com Regularização Automática (ou não) do IVA.
Utilização do Ficheiro de Entidades comum ao PMR - Gestão Comercial e PMR - Contabilidade.
Pagamento de Comissões, definidas na Gestão Comercial, em função dos Recebimentos de Clientes.
 
Tesouraria - Introdução 1
Opção de impressão diferida dos Documentos (Recibos/Notas de Lançamento/Avisos) permitindo fazer uma Listagem de Conferência e correções antes da sua emissão.
Tanto os Recebimentos como os Pagamentos têm Ligação à Contabilidade, saldando as contas de Clientes/Fornecedores/Outros (Empregados, Advogados…).
Emissão de Extratos, com todos os Documentos ou só com os Documentos não Saldados e ainda com os Pagamentos parciais descriminados ou resumidos.
Mapa de Idade de Saldos real, com análise dos intervalos em dias parametrizados:
30/60/90 ou 60/120/180 ou outra escolhida pelo utilizador.
Pode dar informação dos juros calculados em função do atraso e uma taxa introduzida.
Emissão de Cartas com vários textos possíveis a pedir Pagamento dos Documentos com atraso dentro dos limites introduzidos.
As Cartas podem fazer cálculos dos juros referidos no ponto anterior.
Controlo dos Cheques Pré-datados com Consulta/Listagem por Cliente, por Data ou Documento, ficando assinalados com  os Documentos que o Cheque vai pagar.
Na Data de Vencimento do Cheque pode ser emitido automaticamente o Recibo respetivo com liquidação dos Documentos envolvidos.
Podem controlar-se os montantes dos Pagamentos marcados por Datas, de acordo com as disponibilidades.
Nas datas previstas pode fazer-se automaticamente a emissão de Avisos de Pagamento por Fornecedor com impressão ou não de Cheque respetivo, ficando liquidados os Documentos envolvidos.
 
Tesouraria - Introdução 2
Controlo de Vales emitidos com dados do seu Valor e Nome até à Data de resgate.
Informação do numerário disponível em função do Saldo de Caixa e do Total de Vales.
Impressão de Cheques em papel contínuo, com prévia criação de um Ficheiro correspondente aos Livros de Cheques.
A impressão atualiza o Livro de Cheques permitindo uma consulta posterior sobre os Cheques emitidos por Número, Entidade ou Data.
Por impressão ou emissão manual, há ligação a um ficheiro com todo o movimento por Contas, permitindo o controlo diário do Extrato Bancário.
Controlo da Data em que os Cheques Emitidos são movimentados no Banco.
Impressão de Cartas em papel pré-impresso ou não, destinadas a acompanhar os Cheques Emitidos.
O Movimento Bancário é codificado por Tipos de Movimento permitindo Consultas e Análises por Tipos de Movimento ou Datas.
Pode por exemplo listar os Cheques devolvidos num dado período, duma determinada Conta ou de todas as Contas.
Possibilidade de Conferência do Extrato Bancário recebido do Banco, através das Datas de Confirmação dos Movimentos, produzindo um Extrato só com os movimentos confirmados.
Se existirem várias dependências movimentando a mesma Conta pode controlar os Saldos resultantes dos movimentos feitos por cada Dependência.
 
Tesouraria - Introdução 3
Elaboração de Folhas de Caixa de várias dependências (Delegações) com controlo de Saldos Anterior e Atual.
Possibilidade de Ligação da Folha de Caixa para PMR - Contabilidade, classificando as linhas de Recebimentos/Pagamentos.