Contabilidade Geral
Manual do utilizador
×

1.13.7- CONSIDERAÇÕES GERAIS

 
As linhas de «Totais» e «Sub-Totais» obtêm-se dando os números das linhas que somam.
A sua alteração só é possível por correção das parcelas envolvidas na soma.
Os Valores do Ano -1 obtêm-se no Balanço pelo tratamento dos Saldos Iniciais ou pelo acesso ao Ficheiro de Valores do Ano Anterior se existir.
Na Demonstração de Resultados se não existe o Ficheiro de Valores do Ano Anterior os mesmos, se queridos, têm que ser digitados.
No entanto existe uma operação que passa os Valores do Ano para Valores Ano -1 do Ano seguinte.
Na Demonstração Anual são considerados os Valores até ao Período 13 inclusive, embora o Apuramento (Período 14) possa ter sido efetuado.
Também a Demonstração de Resultados pode ser obtida por limites de Período, para isso em Atualização de Valores indique os Períodos inferior e superior pretendidos.
Para não alterar o Resultado da Demonstração Anual é melhor constituir Mapas diferentes dos Fim do Ano.
Há uma operação que copia um Mapa para outro com um novo número:
«Passagem para outra Empresa/Mapa».
Também a Demonstração obtêm-se em qualquer mês.
Existe uma operação que permite duplicar as linhas de um Mapa para outro com novo número.
O Balanço obtêm-se em qualquer momento, mas se o Apuramento não tiver sido efetuado, tem que ser simulado através das contas envolvidas definidas nas Sub-Tabelas Auxiliares, agora digitadas em Linhas 9nn (novecentos).
No entanto durante a Recolha premindo , «Nº. Linha» pode ver toda a Tabela para ter uma ideia da sequência e dos números de linha atribuídos. Fornecemos, como exemplo, 2 versões de cada Mapa (01-Analítico e 02-Sintético) devendo, no entanto, ser analisados para adaptação ao Plano de Contas da Empresa.