1.2.4- TABELAS DE GUIAS

Conforme portaria n.º 22A/2012 de 24 de Janeiro, edita, a Designação na Guia: «Guia de Remessa», independentemente, da Designação dada à Guia.

 

CÓDIGO

Dê até 99 Códigos os diferentes Tipos de Guias. No Ficheiro SAF-T PT, o Código do Tipo de Guia

faz parte do Número de Série das Guias.

 

DESIGNAÇÃO

Obrigatória. Designação Tipo de Guia.

ABREVIATURA

Obrigatória. Designação do histórico a constar nos Documentos criados a partir da Ligação à Tesouraria.

 

NÚMERO DE VIAS

Coloque o Número de Vias que pretende imprimir (para cada Tipo de Guia).

Ao emitir o Documento o Número de Vias considerado é o aqui indicado multiplicado pelo Número de Vias recolhido no Ficheiro de Entidades, separador Processamento.

 

ENVIO E-MAIL

Marcado com , permite, a este Tipo de Guia enviar e-mail no formato «PDF».

 

TIPO DE GUIA

Assinalado com , indique o Tipo de Guia. Com tratamento nos programas relativos com este indicador.

 

Cód.

Guia

G

De Remessa. Pode gerar Documentos de Venda;

O

Orçamento. Pode ser Faturada. Não tem acesso às opções: Documento de Transporte, nem a Produtos compostos, nem atualiza Stocks, nem à Tesouraria;

P

Permanente (mesmo após a confirmação de Guia Faturada, esta mantém todos os dados permitindo confirmar a faturação as vezes que pretender, por exemplo: Avenças). Não pode ser emitida;

I

Não é emitida, mas pode ser Faturada, ficando com a informação do Documento de destino.

Não tem acesso às opções: Documento de Transporte, nem a Produtos compostos, nem atualiza Stocks, nem à Tesouraria;

F

Pró-forma. Pode ser Faturada. Não tem acesso às opções: Documento de Transporte, nem a Produtos compostos, nem atualiza Stocks, nem à Tesouraria;

l

Marca automaticamente que gera Documento em Vendas, mas o Tipo de Documentos de Vendas por sua vez não pode ter indicação que é proveniente de Guia. Esta Guia não será faturada como as Guias normais.

Este Tipo de Guia usa-se, essencialmente, para transportar Mercadoria que será entregue e da qual serão recolhidas as Guias ou Faturas (Auto Vendas) até 5 dias após a data da Guia Global.

 

TIPO DE NUMERAÇÃO

Só para as Guias Permanentes e Internas. Para os outros Tipos de Guias fica desativado e funciona só com a Numeração automática e sequencial.

Se nenhum campo estiver assinalado, por defeito, assume os dois campos assinalados. Assinale com , o Tipo de Numeração pretendida para o Tipo de Guias Permanentes:

Automática: Numeradas sequencialmente no contador da Tabela de Numeradores;

Manual: Numeradas pelo utilizador na Recolha da Guia;

Assinaladas ambas (só para Angola e Moçambique), as Guias serão numeradas pelo utilizador na recolha da Guia ou, automaticamente, se o campo “Guia”, na recolha, não for preenchido. Só para Guias Permanentes e Internas.

 

Na emissão de Guias a Designação Fiscal ficará de acordo com estes Tipos de Guia.

 

Existem 2 variáveis no gerador de Guias e Documentos relacionadas com as Guias Permanentes: «DMES» e «DM+1» editando o Mês ou o Mês seguinte, respetivamente.

 

Só o Tipo de Guia, Guia de Remessa é que ativa o campo seguinte. Os Tipos de Guia: Orçamento e Pró-forma são automaticamente considerados, no Ficheiro SAF-T PT, elemento <WorkType> com o Código «DC» – Documentos de conferência emitidos que sejam suscetíveis de apresentação ao cliente para conferência de entrega de mercadorias ou prestação de serviços, bem como no próprio Documento.

 

DESIGNAÇÃO PARA O SAF-T

Obrigatória. Na lista pendente, Dê o Nome (modo de Movimento) a usar no Ficheiro SAF-T PT, <MovementType> e na edição nas Guias (Guia de Remessa, Guia de

Cód.

Guia de

GR

Remessa;

GT

Transporte;

GA

Movimentação de Ativos próprios;

GC

Consignação;

GD

Devolução ou Nota de Devolução.

Transporte, etc.). A Designação «SAF-T» é editada, independentemente, da Designação dada à Guia (ver Configuração, Guias, Impressos (Guias), Propriedades)

 

As Guias ou Notas de Devolução (GD) são os únicos Documentos retificativos das Guias e podem originar o elemento <SupplierID>, Código de Fornecedor, para o Ficheiro SAF-T PT. Assim, passa a deixar assinalar com , o campo “Fornecedor”, ou não.

 

FORNECEDOR

Marcado com , o campo é ativado e assume que a Guia de Transporte definida no campo anterior como «GT» é relativo ao Fornecedor e não ao Cliente.

 

GERAÇÃO

Guia: Marcado com , assume que o Tipo de Guia gera uma Guia nas Guias. Este campo fica desativado se escolheu «Guia de Remessa», no campo “Tipo de Guia”.

Documento de Venda: Com , assume Tipo Guia que gera um Documento de Venda.

 

TIPO DE DOCUMENTO

Marcado com , no campo “Fatura” indique o Código do Tipo de Documentos da Faturação/Vendas a criar a partir deste Tipo de Guia.

Marcado com  o campo “Guia”, indique o Código do Tipo de Guias a criar a partir deste Tipo de Guia. Valida com a Tabela relativa e mostra a Designação.

 

Se escolheu a Guia Permanente (Código «P»), no Tipo de Guia, todos os campos abaixo indicados ficam desativados exceto o campo “Observ.Suplem.”.

Se escolheu a Guia Interna (Código «I»), no Tipo de Guia, todos os campos abaixo indicados ficam desativados exceto os campos: “Entidade no Ficheiro”; “Aceita Entidade com NIF 999999999” e “Observ.Suplem.”.

TIPO DE DOCUMENTO (REGIME IVA DE CAIXA)

Ativado se na Configuração da Empresa, separador Dados Fiscais, assinalou o campo “Regime de IVA de Caixa” com .

Marcado com , considera a Guia para o Regime de IVA de Caixa.

Deve já ter aberto um Tipo de Documento Novo, na Tabela de Tipos de Documentos, ou então, pode através de  abri-lo agora. Este Documento será usado dentro das Datas dadas na Configuração da Empresa, Dados Fiscais para Início e Fim do Regime de IVA de Caixa. Findo o regime (mínimo dois anos) o Tipo de Documento a ser tratado volta a ser o definido no Campo anterior.

 

SÉRIE (RIC)

Ativado se no campo anterior o Documento escolhido tiver na sua configuração, na Tabela de Documentos, o campo “Série” preenchido, isto é, a Série acionada. Se quiser alterar, antes de Movimentos efetuados, indique a Série.

 

Com a Carteira de Encomendas da PMR, estes critérios também se enquadram para a Geração de Documentos de Venda, quer na opção Propostas quer na opção Encomendas.

 

ENTIDADE NO FICHEIRO

Obrigatório para Guias Permanentes embora fique desativado.

Se marcou com , durante a recolha da Guia, obriga a existência da Entidade registada no Ficheiro de Entidades. Ativa o campo seguinte.

 

ACEITA ENTIDADE COM NÚMERO FISCAL 999999999

Ativado se o campo anterior estiver marcado com . Com esta opção pode, nas Recolhas de Guias), apesar de obrigar a preencher Entidade, permitir que a Entidade com Número Fiscal a «999999999» seja considerada valida. Assim, o tratamento dos dados será semelhante ao da Entidade a zeros mas permite utilizar as condições marcadas para a Entidade digitada (Cód. Preço, etc.).

 

DOCUMENTO DE TRANSPORTE

Ativado se os campos Tipo de Guia “Guia de Remessa” ou “Permanente” estiverem assinalados com . Assinalado com , pode, na recolha das Guias, separador Expedição designar quer para a Carga quer para a Descarga: Circuito de Distribuição, Data, Hora, Matrícula da viatura, Morada, Localidade Código do País e Código Postal. Se não for assinalado na Recolha de Guias, o separador Expedição não aparece. Estes dados entram para o Ficheiro SAF-T PT.

 

OBSERVAÇÕES SUPLEMENTARES

Com , pode, na recolha de Guias, separador Observ.Suplem. indicar 3 linhas de Observações. Se não, na recolha de Guias o separador Observ.Suplem. não aparece.

 

PRODUTOS COMPOSTOS

Assinalado com , trata os Produtos Compostos se Módulo de Produtos Compostos, PMR-Vendas e PMR-Stocks instalados.

 

ATUALIZA STOCKS

Ativado se o campo “Tipo de Guia”, “Guia de Remessa”, estiver assinalado com . Se a Guia gera um Documento de Faturação, neste campo é assumida a atualização do Documento a faturar. Indicado com , considera que este Tipo de Guia executa de imediato a Atualização de Stocks.

 

ATUALIZAÇÃO IMEDIATA

Ativado se o campo anterior estiver marcado com . Faz a Atualização imediata das existências em Stock (PMR-Stocks instalado).

 

AUTO VENDAS

Assinalado com , considera Guias de Auto Vendas. As Guias Permanentes, Internas e Globais não podem ser tratadas como Auto Vendas. Utilizadas para se recolherem Guias de Saída ou Entrada que foram feitas manualmente durante a «entrega».

Por exemplo: Ao fazer uma Guia Global, devo regularizar a Guia Global com várias Guias do tipo Auto Venda até perfazer a totalidade das Quantidades da Guia Global.

 

ATRASO DE MINUTOS PARA INÍCIO DE TRANSPORTE

Se o Documento for uma Guia de transporte poderá preencher o campo com os Minutos para somar à Hora de Início de Transporte. Se aqui estiver espaço (corresponde a zero), no separador Expedição das Guias, no campo “Hora de Início de Transporte” assumirá, automaticamente, mais 15 Minutos da Hora do Sistema Operativo do computador. Por exemplo: São 09:45 (nove Horas e 45 Minutos), no relógio do Sistema Operativo do computador, assumirá na Recolha da Guia de transporte 10:00 (dez Horas).

 

A Faturação por Resumo de Guias só pode ser feita, se a Guia e o Tipo de Documento tiverem o mesmo modo de atualização de Stocks. Caso contrário é feito um Documento por cada Guia.

 

DOCUMENTO DE RECUPERAÇÃO

Ativado se o campo, “Documento de Transporte” não for marcado. Com , integra Documentos através de duplicados que não integram a cópia de segurança (backup), quando houver necessidade de reposição de dados por inoperacionalidade do sistema. Será pedido o Documento de Origem na recolha de Guias (Ano, Tipo, Armazém Número e data do Documento. No Ficheiro SAF-T PT irá a indicação de que se trata de um duplicado e irá referenciado com os dados de origem e acrescida a letra «D».

 

NÃO VALORIZA

Marcado com , não é obrigatório recolher Preço de Venda, nestas Guias. O Total de Valores é 0 (Zero). Ao imprimir pergunta se quer, também, imprimir valores. Há acertos e validações quando se alteram alguns campos e o Tipo de Guia já foi movimentado.

 

COMPLETAM A IDENTIFICAÇÃO ÚNICA DO DOCUMENTO

Os 3 campos seguintes podem completar, ou não, a Identificação única da Guia.

Ano: Marcado com , o Ano vai fazer parte da identificação única do Documento;

Vendedor: Assinalado com , o Código do Vendedor vai fazer parte da identificação única do Documento;

Série: Marcado com , a Série vai fazer parte da identificação única do Documento;

 

TESOURARIA

Tem que ter a rotina PMR-Tesouraria instalada e o Ano de Exercício aberto, bem como o campo “Faturar” assinalado com , para ativar este bloco.

Ligação: Marcado com , executa de imediato a atualização na Tesouraria;

Guia Saldada: Só é assinalado se fizer Ligação à PMR-Tesouraria. Marcado com , considera que este Tipo de Guia deve gerar na Tesouraria um Movimento a Débito e a Crédito de modo a que o Documento fique saldado;

Controlo Crédito: Marcado se fizer Ligação à PMR-Tesouraria e não tenha escolhido o campo anterior. Marcado com , indica que este Tipo de Guia atualiza com o valor relativo do campo “Crédito Acumulado”, bloco [Tesouraria], na Ficha da Entidade.