1.1- ALTERAÇÃO DE DOCUMENTOS

(Documentos> Movimentos)

Os dados do ecrã anterior, podem alterar-se (Período, Diário e Moeda). Deixa Anular Linhas, num Documento Novo, se o Operador tiver permissões para Alterar e não tiver permissão para Anular. No final da Recolha do Documento Contabilístico e se o Tipo de Movimento usado no campo “Regista Fact.” for «S», vê um novo ecrã, onde já tem todos os dados possíveis trazer do Documento Contabilístico e que pode completar se for caso disso.

 (Ver ponto 1.7-Registo de Documentos Comerciais).

 

PERÍODO

 Obrigatório no Ficheiro SAF-T PT no elemento <Period>.

Período contabilístico, através de lista pendente:

Período

Designação

00

Recolha de Saldos Iniciais;

01 A 12

Os 12 meses de Movimento normal. Pode ser diferente de Janeiro a Dezembro, conforme «Mês de Fecho» definido na opção Configuração> Rotina;

13 A 15

Adicional do último Mês, fases de apuramento. Defina qual o Período para que pretende fazer Recolha de Movimentos.

DIÁRIO

Obrigatório no Ficheiro SAF-T PT é referenciado no elemento <JournalID>.

Dê o Código do Diário, para fazer a Recolha de Movimentos. Valida com a Tabela de Diários e vê a Designação. Se o Diário escolhido não existir pode fazer a sua abertura.

 

NÚMERO

Obrigatório no Ficheiro SAF-T PT é referenciado no elemento <Transaction>. Identificador da transacção. Número do Documento que deve ser sequencial dentro de cada Diário conforme «Tipo de Numeração» definida na Tabela Diários (Anual ou Período). Finalizado um Documento, este campo é incrementado automaticamente para o número seguinte, se na Configuração> Recolha estiver assinalado com , o campo “Só um Operador por Diário”, caso contrário o cursor ficará posicionado no campo “Número” para que o Operador possa digitar o novo Número de Documento. Se na Configuração> Recolha estiver assinalado com , o campo “Finalização Automática Documentos”, cada vez que se verificar que o Valor a Débito é igual ao Valor a Crédito o Documento é finalizado e o cursor volta para o campo “Número” para que o Operador possa digitar o novo Número de Documento.

Num Documento novo concluído, se premir  continua o Documento anterior.

 

Os três campos seguintes são obrigatórios e identificam a Data do Documento que no Ficheiro SAF-T PT são referenciados no elemento <TransactionDate>.

 

DIA

Indique o Dia pretendido para a Recolha do Documento. Assume sempre o último dia do mês, conforme Período digitado.

MÊS

Assume sempre o Mês correspondente ao Período digitado.

 

ANO

Assume sempre o Ano em Curso, conforme Data de Entrada na Rotina. Digite o Dia, Mês e Ano se assinalou com , o campo “Recolhe Data” na Configuração> Recolha.

 

VALORES DO DOCUMENTO

Moeda/Câmbio/Saldo/Total Débito/Total Crédito: São vistos a Moeda do Documento e a da Empresa, o Câmbio e os Valores Totais do Documento.

Se Documento recolhido numa Moeda diferente da definida na Configuração> Empresa, no campo “Câmbio” pode alterar o Valor respectivo.

 

MOEDA

Define o Tipo de Moeda a efectuar a Recolha dos Movimentos. Se não for digitado, assume a Moeda definida em Configuração> Empresa. Se a Moeda escolhida não existir permite a sua abertura. Valida com a Tabela relativa e visualiza a Designação. Para digitar a Moeda assinale o campo “Recolhe Moeda” na Configuração> Recolha.

 

CÂMBIO

Câmbio para Recolha dos Movimentos. Valida com a Tabela e vê a Designação.

 

LINHA

Obrigatório. No Ficheiro SAF-T PT é referenciado no elemento <RecordID>.

Só digitado na Correcção. Em Recolha a numeração é atribuída automaticamente (entre «000» e «997»), no entanto, é alterável se carregar em  e se posicionar no campo “Linha”. Se o número de Linha já existe será vista e pode, imediatamente, corrigi-la.

 

DATA EMISSÃO DO DOCUMENTO

Data de Emissão dos Documentos, se for diferente da Data do Movimento Contabilístico e na Tabela de Diários dos lançamentos tiver definido recolhe Data Emissão.

 

TIPO DE MOVIMENTO

Alfanumérico. Valida com a Tabela relativa, vê a Designação e fica condicionado às definições dadas na mesma. Não preenchido, não serão feitos Lançamentos Automáticos. Se o Código Tipo de Movimento digitado não existir admite a sua abertura. Quando se usa um Código de Tipo de Movimento Automático na linha de Contrapartida o cursor para nos campos “Débito” ou “Crédito”, para ver a Designação da Conta ou da Entidade.

 

DESCRIÇÃO/NÚMERO DE DOCUMENTO

Obrigatório para o Ficheiro SAF-T PT no elemento <Description>.

Descrição da linha do Documento. Se no campo anterior usou um Código da Tabela de Tipo de Movimentos, assume a Descrição desse Código; se usou um Código com a Descrição a espaços, permite a digitação livre de 8 posições, complementada por exemplo com: Número de Documento de Referência, Número da Factura, Recibo, Cheque, ou outros, relativos à descrição anterior, até 9 caracteres alfanuméricos.

 

 Obrigatório se Ligação à Tesouraria. Pode escrever Descritivo completo quando código de Movimento não liga à Tesouraria.

Ao digitar um Tipo de Movimento, no campo anterior, o cursor vai posicionar-se no fim deste campo, mas carregando em , vai para o início do mesmo. Se digitou uma linha pode com , anular a Linha de Lançamento que acabou de ver.

 

CONTA

 Obrigatório. No Ficheiro SAF-T PT é referenciado no elemento <AccountID>.

Código da Conta. Valida com o Ficheiro do Plano de Contas e mostra a Designação correspondente. Se a Conta não existir, permite a abertura das Contas de Graus anteriores e da sua. Se a Conta tiver no Plano um Código de IVA, desencadeia automaticamente o Cálculo e a Criação do Lançamento para a Conta do IVA, na linha imediatamente a seguir. Se marcada com Imposto de Selo ou IRS, é calculado o valor do Imposto, consoante a Taxa definida na Tabela. O Valor da Base Tributável pode ser resultante da recolha anterior de uma Conta marcada como Tributável ou digitado, se no Documento não está a Conta de Base Tributável. Este Valor fica guardado e associado à linha do Imposto (para a Emissão das Listagens Auxiliares). Se tiver definido no Plano de Contas o Sinal do Movimento o cursor passa, automaticamente, para a coluna (Débito/ Crédito) correspondente.

 

ENTIDADE/CENTRO CUSTO

Só é pedido se a Conta digitada for de Tipo E ou C, validando com o Ficheiro de Entidades ou com a Tabela de Centros de Custo, respectivamente visualizando a Designação associada. Se o Código digitado não existir permite a sua abertura.

 

 Consulta o Ficheiro de Entidades ou a Tabela de Centros de Custo. Se numa Entidade, se desconhecer o Código digite o Número de Contribuinte para pesquisa no Ficheiro de Entidades e retorno com o Código respectivo.

 

DÉBITO

Para digitar o Valor a Débito. Se pretender lançar a Crédito prima em .

 E antes de digitar o Valor, acede ao ecrã de Consulta de Valores, onde pode visualizar os valores da Conta e com  ou , acede ao Extracto da Conta.

Pode, assim, esclarecer alguma dúvida, como no caso de saber, até se o Lançamento em causa já foi feito ou não. Sempre que a Conta tenha incidência de IVA, se carregar em <F4 – IVA Incluído> o valor será considerado com IVA incluído.

 

CRÉDITO

Digite o Valor a Crédito se pretender lançar a Débito prima .

 E antes de digitar o Valor, acede ao ecrã de Consulta de Valores, onde pode ver os valores da Conta e com  ou , acede ao Extracto da Conta ou ao Extracto Totais por Mês respectivamente. Pode, assim, esclarecer alguma dúvida, como no caso de saber, até, se o Lançamento em causa já foi feito ou não. Sempre que a Conta tenha incidência de IVA, se carregar em <F4 – IVA Incluído> o valor será considerado com IVA incluído, fazendo o desdobramento para a conta do IVA identificada.

 

DESCRITIVO DO DOCUMENTO/OBSERVAÇÕES

Com 70 caracteres. Na Recolha, e na primeira linha, atendendo ao Diário digitado ou ao Tipo de Movimento escolhido, irá ser assumido nas Descritivo Documento/Observações para o Ficheiro SAF-T PT, o descritivo do Diário, ou o do Movimento, se existir.

Se pretende alterar este Descritivo deverá posicionar-se nele, ou se no Diário tiver marcado o campo "Edição do Documento" (caso na Tabela de Diário tenha assinalado com S o campo “E.D.”), após finalizar a recolha do Documento irá directamente para este campo. Os Movimentos resultantes de Ligações ou de outras Operações, se provenientes das Vendas/Facturação, o Descritivo virá preenchido a partir da Tabela Tipos de Documentos (Vendas/Facturação). Nos restantes casos (Ligações de Stocks, Imobilizado, Tesouraria, Transferências, etc.) será inscrito o Descritivo do Diário. Num Documento novo, após a recolha do campo “Observações” deve premir , para aceder ao ecrã de Emissão de Documentos.

Caso seja um Documento já existente, com , pode ser usada em qualquer campo.

 

NIF

Recolhe o Número de Identificação Fiscal para o utilizar nas Relações de Pedidos de Reembolso se não houver Entidade no Documento.

DESIGNAÇÃO

Visualizada a situação do Documento (Novo, Alteração) e a Designação da Conta, da Entidade ou do Centro de Custo, conforme o campo onde estiver posicionado.

 

SALDO ANTES

Visualização dos Saldos a Débito e a Crédito antes da Recolha do Documento.

 

SALDO APÓS

Visualização dos Saldos a Débito e a Crédito após a Recolha do Documento. Se Saldo da Conta for Credor quando o Saldo fica a zeros exibe mensagem de saldo diferente (Só acontece nos Tipos de Movimento com Código Seguinte).

 

Botão

Função

Acede ao ecrã de Emissão de Documentos;

Visualiza o Plano de Contas, a partir da Conta digitada, para a escolha da Conta adequada;

Acede ao ecrã de Consulta de Valores;

Anula todo o Documento;

Para Documentos a calcular câmbios (relacionados com moedas definidas na Empresa) pode recolher ou alterar os valores anteriormente calculados.