1.3- DECLARAÇÃO DE RENDIMENTOS-MODELO 22

(Fiscais)

A usar nos novos Modelos vigentes para cada ano, esta opção, para tratamento da Declaração de Rendimentos, permite: Automatizar o Preenchimento de alguns campos através duma Tabela Auxiliar. Essa Tabela, com Gestão na Empresa «STD», fica colocada em «…\Comuns». É de utilização genérica para todas as Empresas, podendo, quando se

justificar ser passada para «...\emp???», permitindo fazer alterações para essa Empresa, entrando em Gestão da Tabela dentro da Empresa no Ficheiro «CNTM22T». Na primeira execução do preenchimento deste Modelo, tem sempre que fazer a «Cópia do Default-PMR», entrando na Empresa «STD» e utilizando  e de seguida .

 

Passando ao ecrã seguinte:

Onde no bloco [Origem] deve marcar com , a opção «Copia Default PMR» e no bloco [Destino] a Empresa «STD» e o Ano de Exercício para o qual quer fazer o Preenchimento, assim, passa a ficar com a Tabela disponível para todas as Empresas no Ano de Exercício indicado «Tabela Comum».

Caso pretenda fazer alterações à «Tabela Comum» deve entrar pela Empresa «STD» e executar as correcções pretendidas. Se pretender ter uma «Tabela Própria» para uma determinada Empresa, também pode utilizar esta Importação, indicando no bloco [Origem] a Empresa e o Ano de Exercício que pretende copiar e no bloco [Destino] a Empresa e o Ano de Exercício para onde pretende copiar, ficando assim com uma Tabela que apenas pode ser tratada na Empresa que indicou como Destino. Caso pretenda fazer alterações à «Tabela Própria» deverá entrar na Empresa para onde executou a Cópia e fazer as correcções pretendidas, que ficarão apenas nessa Empresa e nesse Ano de Exercício. Pode também utilizar esta Importação para copiar a Tabela para a mesma Empresa, mas para um Ano de Exercício diferente, no caso de ter por exemplo feito alterações ao seu Plano de Contas. No Preenchimento, se há «Tabela Própria» em «...\emp???» é essa que é considerada, caso contrário, vai utilizar a «Tabela Comum» em «...\comuns». Os dados de Identificação da Empresa são retirados da Configuração> Empresa> Dados Fiscais, podendo ser corrigidos. Há outros dados que também devem estar preenchidos na Configuração pois são necessários para os Cálculos dos Valores, caso da Taxa de IRC e da Derrama. Para os Gabinetes, o NIF do Técnico de Contas pode ser preenchido na Configuração da Empresa «STD». São ainda preenchidos no ecrã, que tem uma imagem idêntica à do Modelo, campos com condições, geralmente, através de um «X» indicado na Folha de Rosto.

 

CAMPOS DA TABELA

TRATAMENTO-C/D/R

Aos campos onde se podem associar «Contas», os Valores relativos, Conta a Conta, são vistos em execução podendo ser completados por Digitação de Valores Adicionais que não estavam definidos na Tabela. Como há campos que não se conseguem, directamente, relacionar com o Plano, são definidos como campos de «Digitação» podendo o seu Valor ser digitado na

execução.

Os campos que resultam de operações entre linhas chamam-se de «Resultado» e são, também, definidos na Tabela com indicação das linhas intervenientes e relativa operação. Os campos são automaticamente calculados e actualizados sempre que as linhas são corrigidas.

No tratamento pode dar simultaneamente «Contas» e «Digitação», que se entende como necessidade de acrescentar Valores que não conseguem associar a Contas. Esses Valores são solicitados quando é feita a «Actualização» (Cálculos) da Tabela.

 

Há campos “Resultado” que têm um Cálculo Automático, inserido no programa. Se quiser contrariar esse Cálculo Automático, deve passar essa variável para campo “Digitado” podendo então, preenchê-lo livremente.

 

VALOR

Permite definir, quando se trata de Contas, se pretendemos o Saldo, Total Débitos, Total Créditos ou Saldos Devedores/Credores por análise das Sub-Contas.

INVERTE SINAL

Há um indicador “Inverte Sinal” para a nível interno transformar por exemplo Contas que devem trazer Saldos Credores no Valores Positivos (caso dos Proveitos).

 

PERÍODOS

Associada à definição anterior insira os Períodos limites para a opção usada. Por defeito é entre «0» e «13» (Custos/Proveitos) tendo o cuidado de contrariar se for necessário.

 

PERCENTAGEM

É aplicada ao Valor encontrado podendo ser contrariada Linha a Linha.

 

MODO COMO SE DEFINEM AS VARIÁVEIS

Quando se trata de «Contas» podem definir-se a qualquer nível, utilizar Sinal «+», ou o carácter «a» para indicar um intervalo. Exemplo: «612+613+614» ou «612a614».

Nas operações é respeitado o Sinal do Saldo, como tal, para considerar, por exemplo, Vendas e Devoluções deve indicar-se o Sinal «+», funcionando como soma algébrica.

Além da definição supracitada, pode em alternativa fazer uma definição em Linhas sucessivas com uma Conta por cada Linha. Quando se trata de «Resultado», devem normalmente indicar-se as variáveis envolvidas pelo número que figura no Modelo. Exemplo: Campo 204 = «0201+0202-0203», Campo 226 = «0204a0225». As variáveis devem ter sempre 4 caracteres, sendo o primeiro para definir o Modelo ou Anexo. Para a primeira posição nas variáveis do Modelo usa-se «0» (Zero), para o Anexo a letra respectiva. Para o Anexo A, como existem campos com numeração repetida dever-se-á conjugar o Campo com o Quadro. Exemplo: Anexo A, Quadro 07, Campo 12 dever-se-á preencher como «A712».

 

Actualiza as Variáveis definidas na Tabela com os Valores retirados do Ficheiro «CNTVAL» da Empresa. Esses Valores podem ser mostrados durante a

Actualização, podendo prescindir disso porque aquando do Preenchimento pode ir sempre ver esses Valores e completá-los, campo a campo.

 

Há campos “Resultado” cuja fórmula de cálculo é interna não precisando, por isso, de definição na Tabela.

Exemplo: Campo 364. Veja Nota no tratamento da Tabela (Página 4).

 

Introdução de todos os dados da Declaração, que não pode estar definido de forma automática. Os dados a digitar, mesmo metidos no impresso, vêem-se num Ficheiro de Valores, onde ficam registados, para confirmação. A confirmação da Linha pode ser feita com  ou , para Linha seguinte.

Após a confirmação o Valor passa para Total das Linhas. Para os campos "Contas" pode acontecer que as Contas indicadas não existam no Plano.

O ideal é corrigir a Tabela, contudo se o Valor a indicar não pode ser definido em função das Contas, é permitido nessa Linha Digitar o Valor pretendido, passando esta a Linha «Digitada». Pode acontecer que ao Valor preenchido corresponda mais que uma Linha no Ficheiro de Valores, nesse caso corrija a Linha pretendida ou acrescente outra de rectificação. Ao corrigir a Tabela para definir campos "Contas", se existem Valores Digitados a Actualização não os elimina devendo essas Linhas ser Anuladas no Ficheiro de Valores. O Quadro 04 do Anexo A pode teoricamente ter mais de 20 Linhas, para isso carregue em  e , têm a ver com as Linhas deste Quadro e não com o Impresso. Se premir , vai mostrar as 20 Linhas seguintes que podem estar em branco, parecendo, nesse caso, que perdeu as Linhas Recolhidas, mas ao premir , volta a vê-los. Neste Quadro 04 o programa utiliza a Tabela «Dist/Conc/Freg» situada em Ficheiros> Tabelas> Comuns, dentro da Rotina ou Ficheiros> Instalação na área do Gestor do Sistema. Os Campos de “Resultado” definidos na Tabela são acumulados em função do preenchimento de Valores por Digitação. Os Resultados Negativos aparecem no ecrã com sinal «», mas serão impressos entre parêntesis curvos.

O Imposto (campo 211) não é recalculado se alterar os Valores no Impresso.

 

Preparação do Ficheiro para o Suporte Magnético. Depois de ter todos os dados correctos, pode Validar os mesmos através de um programa «off-line» que deve descarregar do sítio das Finanças. Deve ter uma pasta para guardar os Ficheiros criados.

Na Empresa «STD» pode Importar e Ver os dados de qualquer Suporte magnético, eventualmente, Corrigir e voltar a obter Novo suporte magnético sem interferir nos Dados reais da Empresa, sendo todos os Valores tratados por digitação.