1.6- MAPA EXPLORAÇÃO

(Análises)

MAPA DEFINIDO PELO UTILIZADOR

Com , activa o campo seguinte e desactiva os campos “Imprime Valores Adicionais” e “Designação das Contas”.

 

NÚMERO DO MAPA

Activado se campo anterior estiver assinalado com . Insira o Número do Mapa definido pelo utilizador.

PERÍODO A CONSIDERAR (00/13)

Pode pedir limites de Períodos (00 a 13) para tratar a Emissão deste Mapa. A indicação do último Período a considerar permite-lhe distinguir a situação dos Períodos «14» e «15», sendo todos eles tratados na mesma Coluna. Pode, ainda, utilizar-se se existirem meses incompletos para que apesar de terem Valores não devam influenciar o Mapa.

 

A não ser que se trabalhe com Custo de Vendas a análise é incompleta pois este Mapa não leva em consideração a Variação das Existências.

 

OPÇÕES

Marque com , uma das opções: Mês a Mês obtém por cada Coluna (Mês) o Resultado desse Mês; Acumulativo obtém por cada Coluna o Resultado Até ao Mês.

 

TIPO

Assinale com , uma das opções, indicando o Tipo de Mapa pretendido se com Contas da Geral ou com desenvolvimento por Centro de Custo.

CENTRO DE CUSTO

Caso tenha optado pelo Mapa de Exploração por Centro de Custo, deverá indicar os limites dos Centros de Custo a considerar para a Emissão do Mapa de Exploração.

 

IMPRIME VALORES ADICIONAIS

Só assinalável se escolheu, no Bloco [Tipo], a opção Geral. Assinalado com , permite ao Utilizador Recolher Valores Adicionais para este Mapa.

 

Se marcou este campo, use , para aceder a este ecrã onde pode proceder à Recolha de Valores para Proveitos e Custos Adicionais. Os Valores aqui Recolhidos, até 10 inteiros, são também impressos no Mapa de Exploração.

 

DESIGNAÇÃO DAS CONTAS

Assinalado com , imprime a Designação das Contas.

 

VALORES

Assinale com , para imprimir Valores divididos por Milhares.

 

EXPORTAR PARA WORD (HTM)

Assinalado com  permite Exportar o Mapa de Exploração para um Ficheiro HTM, que, posteriormente, pode ser tratado num navegador (browser).

PATH FICHEIRO

Só será preenchido caso tenha marcado o campo anterior, se assim for, indique o Nome do Ficheiro para o qual pretende Exportar.

Criação/Alteração da Tabela do Mapa de Exploração. Ver imagens seguintes.

 

Tabela Mapas de Exploração com os dados do Número e Designação do Mapa, Linhas, Contas, Tratamento, Conta Valor, Sinal e Designação.

 

TÍTULO DO MAPA

O 1º campo é usado para codificar os Mapas. Pode usar entre «1» e «9». Cada Código vai originar um Mapa diferente. No 2º campo insira a Designação a ser exibida no cabeçalho do Mapa correspondente ao Código do campo anterior.

 

Botão

Função

Inserir Nova Linha.

Indicar uma Conta do Ficheiro do Plano de Contas.

Importar as Contas do Ficheiro do Plano de Contas.

 

NORMAS A OBSERVAR NA ELABORAÇÃO DA TABELA

 

Podem existir vários Tipos de Linhas que conjugadas da maneira que melhor entender lhe dão o Mapa que pretende. Assim pode ter:

Linhas só com Descrições ou em branco para melhor aspecto gráfico do Mapa.

Linhas de Valores com Descritivo (texto livre) à escolha.

Linha de «Saldos» ou «Totais» (Débitos ou Créditos).

LINHA

Ordem pela qual as linhas vão figurar no Mapa. Aconselha-se uma numeração com intervalos. Exemplo de 2 em 2; 3 em 3 ou … 10 em 10, que permita intercalações quando necessário. Valor possível até 999 linhas.

 

TRATAMENTO

Marque com  uma das opções, definindo assim o Tipo de Tratamento da Linha: Contas; Resultado; Descritivo.

 

VALOR

Assinale com , uma das opções, definindo assim o Tipo de Valor:

Para as Linhas de Tratamento «Contas» assinale com , uma das opções, definindo assim se o Valor é achado em função do: Saldo; Total de Débitos Exercício; Total de Créditos Exercício; Saldo Devedor (Sub-Contas); Saldo Credor (Sub-Contas). Para as Contas normalmente Credoras (Proveitos e Passivo) ou se seleccionar Total de Créditos, é preciso assinalar o campo seguinte com , para efeitos de impressão porque, se não, apareceriam nos Mapas com Sinal «».

Para os campos de Resultado deve indicar-se:

Quando é Soma de Linhas na mesma Coluna: «L01+L02+L03+etc.» Ou «L01aL03»;

Em todos os campos da Linha de Totais.

 

INVERTE SINAL

Assinalado com , indica para a nível interno transformar (inverter sinal) por exemplo Contas que devem trazer Saldos Credores nos Valores Positivos (caso dos Proveitos).

 

LINHA SUBLINHADA

Assinalado com , edita, no Mapa, a linha corrente sublinhada.

 

NÚMERO DE ORDEM

Sequência de várias linhas a tratar por cada Operação, correspondendo a sucessivos Lançamentos para as diversas Contas. Sugere-se uma numeração com intervalos de 10, por exemplo, para permitir intercalar Contas.

 

VARIÁVEIS

Quando se trata de «Contas» podem definir-se a qualquer nível, usar Sinal «+», ou o carácter «a» para dar um intervalo: Exemplo: «612+613+614» ou «612a614». Nas operações é respeitado o Sinal do Saldo, como tal, para tratar, por exemplo, Vendas e Devoluções deve indicar-se o Sinal «+», funcionando como soma algébrica. Além da definição supracitada, pode em alternativa fazer uma definição em linhas sucessivas com uma Conta em cada linha. Quando é de «Resultado», devem normalmente indicar-se as variáveis envolvidas pelo número que figura no Modelo. Exemplo: «L104 ® L101+L102+ L103»; «L112 ® L104aL111». As variáveis devem ter sempre 4 caracteres.

 

IMPORTAÇÃO DAS CONTAS DO FICHEIRO DO PLANO DE CONTAS

As Linhas de Resultados terão que ser alteradas. Pode interromper a importação.

 

CONTAS

Indique a primeira e última conta a importar.

 

NÍVEL

Podem ser ambos Geral e Agrupador.

Geral: Assinalado com , indica as Contas Gerais;

Agrupador: Marcado com , dá as Contas Agrupadoras e activa os campos seguintes;

Grau: Indique o primeiro Grau;

A: Indique o último Grau.

 

PARA INSERIR A PARTIR DA LINHA

Indique o número da Lina a partir da qual importa as Contas.