2- RECOLHA DE MOVIMENTOS

(Processamento> Processamento> Relação de Processamentos)

Tem 3 zonas: Zona 1 (Topo): No topo da janela estão campos desactivados onde vemos os dados criados no Processamento (Novo): Ano; Mês; Número de Processamento; Tipo de Movimento; Situação;

Zona 2 (Central): Lista dos Movimentos feitos aos Empregados;

Zona 3: Uma linha situada entre a Zona 1 (Central) e a indicação do Nome do Empregado, Código de Movimento, Secção e / ou Centro de Custo, onde indica os dados para a Recolha, quer Novos quer Alterações.

 Abre um Movimento Novo, ficando no canto inferior direito da janela a designação a cor azul «NOVO».

Se existirem Movimentos, carregue em  ou faça duplo clique no

Na linha onde está o Empregado, na lista (Zona 2), para poder alterar o Movimento, posicione o cursor na linha de alteração no Empregado carregado da lista e ficando no canto inferior direito da janela a Designação a cor azul «ALTERAÇÃO».

 

 Pesquisa os Movimentos por Nº. de Empregado:

SÓ MOVIMENTA SESSÃO

O utilizador só tem acesso aos movimentos que está a introduzir, independentemente dos que já estejam recolhidos. Permite mais fácil conferência do trabalho imediato.

 

RECOLHE IMPUTAÇÃO

Assinalado com , activa a passagem do cursor pelos campos “Secção” e “C. Custo”. Caso contrário passa para o campo “Quantidade”.

Porém pode posicionar o cursor nestes campos carregando em  ou apontando com o

No campo pretendido (Secção ou C. Custo). Este texto refere-se a uma situação configurada na Rotina com imputações por Secção e Centros de Custo.

Se for só imputação por Secções ou por Centros de Custos o programa adapta a posição do cursor. A vantagem desta opção é a velocidade de recolha dos Movimentos.

 

NÚMERO DO EMPREGADO

 Obrigatório. Dê o Código do Empregado a recolher Movimentos, esta indicação pode ser dada através da Ficha do Empregado ou digitando directamente o número do Empregado. O nome do Empregado é visualizado automaticamente.

 

CÓDIGO

 Obrigatório. Dê o Código do Movimento que pretende tratar pode ser Abono, Desconto ou Falta (ver figura abaixo), esta indicação pode ser dada através das Tabelas de Abonos, Descontos ou Faltas ou digitando directamente o Código do Movimento, sendo a Designação mostrada. Se indicar manualmente e o Código não existir na Tabela, alerta, por uma janela de diálogo, se quer abrir esse Código na Tabela de Abonos, Descontos ou Faltas consoante o Código indicado. Os Códigos de Faltas só são aceites no Tipo de Processamento Automático.

 

Se o Código é uma Falta e este tiver assinalado com , no campo “Recolhe Datas”, no Bloco “Tratamento do Descanso Semanal / Feriado” na Tabela de Faltas aparece a janela seguinte (Gestão de Datas):

 

MÊS

Indique a que Mês se refere a Falta.

 

DIA / A DIA

Primeiro / último Dia do Mês dado no campo anterior.

 

QUANTIDADE

Indica automaticamente o Número de Faltas baseado nos valores indicados nos dois campos anteriores. Pode alterar se for necessário.

 

DESCANSO

Número de dias de Descanso entre os valores indicados nos campos “Dia” e “A Dia”.

 

DEDUZ NO SUBSÍDIO DE ALIMENTAÇÃO

Calcula automaticamente os Números de Dias a deduzir ao Subsídio de Alimentação (relaciona com os dias úteis de trabalho). Tenha a Tabela de Feriados aberta. Pode alterar se for necessário.

 

RECOLHA DE MOVIMENTOS

SECÇÃO

Assume o Código definido na Ficha do Empregado. Alterável se quiser imputar valores a Secções diferentes à definida na Ficha. Sendo o caso, dê o Código de Secção pela Tabela de Secções ou dando directamente o Código. A Designação da Secção é mostrada. Indicado manualmente se o Código não existir na Tabela, alerta se quer abrir o Código na Tabela de Secções. Assinale com , na Configuração> Rotina, o campo “Secção – Estrutura” no bloco “Imputação de Movimentos”, para poder ser preenchido aqui.

 

CENTRO DE CUSTO

Assume o Código definido na Ficha do Empregado, Alterável se quiser imputar valores a Centros de Custo diferentes ao definido na Ficha. Sendo o caso, dê o Código de Centro de Custo pela Tabela de Centros de Custo ou dando directamente o Código. A Designação do Centro de Custo é mostrada. Indicado manualmente se o Código não existir na Tabela, alerta se quer abrir esse Código na Tabela de Centros de Custo. Assinale com , na Configuração> Rotina o campo “C. Custo – Estrutura” no bloco “Imputação de Movimentos” tem que estar assinalado com , para poder ser preenchido aqui.

 

QUANTIDADE

Com 5 dígitos inteiros e 3 decimais. Dê a Quantidade em Dias ou Horas. Pode ser negativa, em casos de estorno. Não preenchido passa para o campo "Valor Total".

 

VALOR UNITÁRIO

Com 8 dígitos inteiros e 4 decimais. Assume os Valores Unitários previamente definidos, podendo ser digitados outros.

VALOR TOTAL

Com 10 dígitos inteiros e 2 decimais. Dê o valor. Pode ser negativo em casos de estorno. Passa ao campo “Mês”.

 

MOEDA

Por padrão é edita a Moeda oficial da Empresa definida na Configuração> Empresa. Pode alterar para outra moeda definida na Configuração> Empresa.

 

ANO

Ano referente ao Movimento. Ano igual ou inferior ao Ano de Processamento.

 

MÊS

Indique o Mês a que se refere o Movimento, referente ao Ano dado no campo anterior. Só aceita o Mês igual ou inferior ao Mês de Processamento. Se o Abono for um Retroactivo o valor do Mês terá que ser inferior ao Mês de Processamento e se o Mês for Janeiro então o Ano terá que ser inferior ao Ano de Processamento.

 

DIA

Activado se o Código de Abono estiver assinalado com , no campo “Recolhe Datas” na Tabela de Abonos. Dê o primeiro Dia do Mês indicado no campo anterior.

AO DIA

Activado se o Código de Abono estiver assinalado com , no campo “Recolhe Datas” na Tabela de Abonos. Dê o último Dia do Mês indicado no campo “Mês”.