1.1- PROCESSAMENTO – NOVO OU ALTERAÇÃO

(Processamento> Relação de Processamentos)

ANO

Informativo. Dê o Ano do Processamento. Alterado pela Data de Processamento, no Menu Principal da Rotina, .

 

MÊS

Dê o Mês a processar entre «1» e «12».

 

NÚMERO DE PROCESSAMENTO

Dê o Número de Processamento a fazer até ao máximo de 99 ou consulte através das Setas Cursoras para cima / para baixo ou com o

Nos botões , vê sequencialmente os Números de Processamentos existentes e suas configurações.

 

TIPO

Automático: Marcado com , precisa de dar o Número de Dias, os limites por Tipo de Contrato (se pretender) e o número de Período a processar, sendo assim feito um Processamento em que não há recolha de dados, baseado nos dados existentes nos Ficheiros de Empregados e de Movimentos Fixos. Aceita todos os Tipos de Movimento: Abonos, Descontos ou Faltas;

Não Automático: Assinalado com , indique os limites por Tipo de Contrato (se quiser), o número de Período (primeiro e último dia, por padrão assume o primeiro e último dia de cada Mês) e o Acumulados Valores Mês a processar. Aceita os Tipos de Movimento: Abonos e Descontos;

Acertos: Com , são feitos os movimentos necessários para proceder aos Acertos Automáticos de IRS com base nas novas Tabelas, pode optar por fazer Reconstituição de Valores de Procedimentos Automáticos e deve digitar o Período para o qual executa o referido processamento. Aceita os Tipos de Movimento: Abonos e Descontos.

 

NÚMERO DE DIAS

Só activado se o campo “Automático” estiver marcado com . Dê o Número de Dias para cálculos (por padrão assume sempre 30).

 

TIPO DE CONTRATO

Indique o Primeiro e Último contrato para usar no Processamento.

PERÍODO

Primeiro / Último dia a fazer, por padrão assume o Primeiro / Último dia de cada Mês.

 

ACUMULADOS VALORES MÊS

Activado se o campo “Acertos” estiver assinalado com . Marcado com , pode introduzir valores acumulados que não fazem certas validações (por exemplo permite entrar movimentos só com valores para Códigos com tipo de Segurança Social P).

 

PROCESSAMENTO DE MOVIMENTOS (RELAÇÃO)

Para os três Tipos de Processamento pode efectuar as recolhas seguintes:

 

 Movimentos;

 Observações.

 

MOVIMENTOS F6

Acede ao ecrã de Recolha de Movimentos. O Processamento Encerrado pode ser alterado sem ser anulado. Para isso, na Configuração> Rotina, o campo “Altera Mov. Proc. Encerrado sem Anular Cálculos” tem que estar assinalado com .

 

OBSERVAÇÕES F9

Acede ao ecrã de Recolha de Observações para a Segurança Social, Observações para Recibos, Mensagens automáticas para Recibos e Anulações. O mesmo Empregado pode ter várias Observações (Segurança Social e Recibos).

 

AUTOMÁTICO F8

Acede ao ecrã onde executa um ou vários Procedimentos Automáticos: Cálculos, Anulação de Cálculos, Criação de Movimentos e Anulação de Movimentos. Executa uma Segurança Interna Automática antes de qualquer procedimento, criando a pasta BUP com os ficheiros SALMOV, do mês de Processamento, SALACM e SALACT (ambos com as Moedas definidas na Configuração> Empresa). Se esta acção for interrompida é executada a Reposição Automática de Ficheiros e se houver erros é criada uma lista com esses mesmos erros. Também automaticamente, mas sem interrupção do processamento, pode tirar uma lista de Avisos para conferência (por exemplo quando o Vencimento Base é alterado para esse processamento). Dá um aviso quando o Empregado tem Pré-Aviso de Fim de Contrato ou termina o Contrato no Mês seguinte ou se terminou o Contrato no Mês actual ou anterior.