3- ROTINA

(Configuração)

Dê os dados gerais do utilizador e condições de funcionamento da Rotina, permitindo o seu ajustamento face a alterações da Legislação, sem intervenção nos programas.

 

EM VIGOR DESDE

Data a partir da qual as alterações feitas irão vigorar.

Pode ter a Configuração da Rotina com várias Datas, o que lhe vai permitir reconstituir situações de anos anteriores ou simular situações futuras. Data a seleccionar, pela lista pendente, ao premir o botão esquerdo do rato em .

 

EMPRESA

Tem Descontos Estatais: Marcado com , considera que a Empresa tem descontos Estatais. Todos os campos relacionados com a Caixa Geral de Aposentações e ADSE ficam activos.

 

UNIDADE PADRÃO

Marcado com , considera para Unidade Padrão de Processamento: Dias ou Horas.

 

Estas definições podem ser contrariadas na Ficha do Empregado se estiver definido o campo "Tipo de Horário".

 

TRATAMENTO PADRÃO

Faltas: Assinalado com , considera para Tratamento Padrão o modo por Faltas.

Em processamentos normais, o Vencimento Base será calculado automaticamente só devendo ser indicadas as faltas dos Empregados;

Presenças: Marcado com , assume para Tratamento Padrão o Modo por Presenças. Os Dias / Horas de trabalho são indicados para todos os Empregados.

 

Estas definições podem ser contrariadas na Ficha do Empregado se estiver definido o campo "Tipo de Horário".

 

NÚMERO DE DIAS / MÊS (S. DIA)

Em Processamentos por Faltas serve para indicar os dias a serem processados automaticamente para Vencimento Base. Geralmente 30 dias.

 

IMPUTAÇÃO DE MOVIMENTOS

Secção Estrutura: Assinalado com , considera para Imputação de Movimentos a Secção. Tem que indicar no campo seguinte a Estrutura da Secção que pode ir até ao máximo de nove X, separados por um ponto (.).

Permite indicar níveis de quebra significando que uma Estrutura do tipo XX.XX, os dois primeiros caracteres podem corresponder ao Departamento e os dois seguintes à Secção. Com esta Estrutura pode obter-se a Imputação de Movimentos às Secções com valores por Departamento e por Secção.

Podem definir-se Estruturas com o máximo de cinco níveis. Alterável em função dos Códigos abertos na Tabela de Secções;

Centros de Custos / Estrutura: Assinalado com , considera para Imputação de Movimentos o Centro de Custo.

Tem que indicar no campo seguinte a Estrutura do Centro de Custo que pode ir até ao máximo de nove X, separados por um ponto (.).

Permite dar níveis de quebra significando que uma Estrutura do tipo XX.XX, os dois primeiros caracteres podem corresponder ao Departamento e os dois seguintes ao Centro de Custo. Com esta Estrutura pode obter-se a Imputação de Movimentos aos Centros de Custo com valores por Departamento e por Secção. Podem definir-se Estruturas com o máximo de cinco níveis. Alterável em função dos Códigos abertos na Tabela de Centros de Custo.

 

RECIBOS

Impressão Gráfica: Assinalado com , activa o campo abaixo permitindo a impressão dos Recibos nas impressoras Jacto de Tinta ou Laser. Caso contrário imprime os Recibos nas impressoras de Caracteres.

Imprime Faltas sem Valor: Marcado com , imprime as faltas remuneradas.

Logótipo: Dê o Nome do Ficheiro, sem espaços, no formato BMP ou JPG que será impresso no Papel Branco (deixado em branco não imprime logótipo). O Ficheiro deve ser colocado na pasta de instalação dos programas da PMR ou na pasta PMRIMG.

Escolha, através da janela de diálogo, o ficheiro querido. Activado se o campo anterior estiver marcado com . A imagem pode ter até uma Largura de 300 e

 Altura de 72 “pixéis”.

 

CONTA PARA TRANSFERÊNCIAS

Padrão: Conta por defeito da Empresa para Transferências Bancárias a seleccionar através de lista pendente, ao premir o botão esquerdo do

Em . Visualiza a Conta Bancária, Banco e Balcão.

Na Ficha do Empregado pode ser contrariado por Empregado. Valida Com a Tabela de Contas Bancárias.  Preenchimento obrigatório se efectuar pagamentos por Banco.

 

NA EMPRESA STD

Com , faz Pagamentos da Segurança Social desta Empresa pela Empresa «STD» e estes impressos para a Segurança Social com a lista das Empresas incluídas.

 

NÚMERO DE HORAS POR CENTROS DE CUSTO NA FICHA

Assinalado com , activa o campo “Horas Mês”, no separador Profissionais, no sub-separador Na Empresa.

 

LIGAÇÃO À CONTABILIDADE

Secção: Assinalado com , considera a ligação à Contabilidade por Secção;

Centro de Custo: Assinalado com , liga à Contabilidade por Centro de Custo;

Diário: Indique o Diário da Contabilidade que vai receber os Movimentos da ligação;

Último Ano / Mês: Preenche automaticamente o Ano e o Mês correspondentes à última ligação efectuada. Se houver alguma ligação posterior em que o Ano e Mês sejam anteriores ao que está preenchido, este campo mantém a data superior.

 

MOSTRA DEMITIDOS DE ANOS ANTERIORES

Assinalado com , Mostra Demitidos de Anos Anteriores na Relação de Empregados.

 

MAIS DO QUE UM PROCESSAMENTO AUTOMÁTICO POR MÊS

Assinalado com , considera Mais que um Processamento automático por Mês.

Caso contrário, só fará um processamento Automático por Mês.

 

ALTERA MOVIMENTOS DE PROCESSAMENTOS ENCERRADOS SEM ANULAR CÁLCULOS

Marcado com , Altera Movimentos de Processamentos Encerrados sem anular Cálculos. Se não, só reabrindo os Processamentos é possível alterar os Movimentos.

 

SALÁRIO MÍNIMO

Se necessário indique o Salário mínimo a vigorar.

 

PAGA SUBSÍDIO PELA RELAÇÃO DE FÉRIAS

Marcado com , considera Processamento automático do Subsídio de Férias, em função do que estiver previamente preenchido na Gestão dos Períodos de Férias.

Activa o campo seguinte.

 

DEDUZ SUBSÍDIO DE ALIMENTAÇÃO PELA RELAÇÃO DE FÉRIAS

Activado se campo anterior assinalado. Assinalado com , considera Processamento automático para dedução do Subsídio de Alimentação em função do que estiver previamente preenchido na Gestão dos Períodos de Férias.

 

ANO EM CURSO

Valida a Data do Processamento. Pode ser alterado para situações excepcionais, com senha de utilizador adequada.

 

MÊS FECHADO

Identifica o Mês Fechado pode ser alterado para situações excepcionais, com senha de utilizador adequada. Todos os meses inferiores ao mês indicado neste campo ficam bloqueados a alterações.

 

ESPECIAL GABINETES

EMPRESA STANDARD (não pode movimentar)

O módulo Especial Gabinetes, dada a sua característica específica de tratar várias Empresas, às vezes várias dezenas, num espaço de tempo reduzido, foi dotado de opções próprias que permitam executar duma só vez, determinadas operações para um conjunto de Empresas, sem interrupção. Essas opções só têm acesso quando operador entra na Empresa “STD” e existem para os seguintes pontos do menu:

 

DADOS DO PESSOAL

Na Ficha do Empregado pode imprimir as listagens seguintes: Ficha / Cadastro; Diversas; Impresso para Recolha; Activos / Demitidos e Plano do Registo.

 

LISTAGENS PARAMETRIZADAS

Rotina.

 

MAPAS MENSAIS

Folha de remunerações, Recibos, Notas e Moedas, Bancos, Segurança Social, Sindicato, Seguro, IRS Retido, Imputação a Secções / Centros de Custo, Códigos de Movimento; Caixa Geral de Aposentações (só para Empresas estatais) e Custos por Obra (Centros de Custo).

 

MAPAS NÃO MENSAIS

Boletim Individual de Remunerações (BIR), IRS retido, Declaração Individual para IRS, Declaração Colectiva / Modelo 10, Quadros de Pessoal, Horas Extras, Imputação a Secções / Centros de Custo, Códigos de Movimento, Estatística de faltas, Estatística por Data e Análises Diversas.

 

LIMITES

Conjunto das Empresas a considerar. Pode indicar entre limites se as Empresas são contíguas ou por uma lista, com escolha do utilizador, se as Empresas são alternadas.