HOME         APRESENTAÇÃO                 ANTERIORES                   CONTATO                    LINKS               O BINÓCULO

Ainda faltam muitos degraus para alcançar mais um desejo ou talvez não falte nenhum. Aliás, é por eles não existirem mais ou por restarem alguns à nossa frente, que criamos uma edição do site O Binóculo num formato que prolongasse o projeto desenvolvido pelos colaboradores e simpatizantes da revista eletrônica. Desde 2004 que aventuramo-nos em usar a internet como parceira para realizar desejos da publicação de textos, pensamentos, críticas, xingamentos e etc. O site se tornou uma metamorfose navegante. Trocou de cara, de gente e de ideologias. Nada de profundos investimentos envolvidos, nem emolumentos pagos. Permanecia a aura de uma internet que instigava a partilha de informações e opiniões entre a comunidade instalada na rede. Espalhamos nossas palavras por lugares indefinidos e para leitores sem retrato-falado.

Agora apresentamos a edição zero da Revista OFF LINE, editada com peculiaridades interessantes. Nesta primeira versão experimental, ousamos colecionar um texto de cada colaborador do site em períodos indeterminados como parte da composição. Convidamos pessoas "externas" para colaborar também. Além dos nossos triviais, o leitor da OFF LINE recebe textos e imagens inéditas. Aceitaram nosso convite para compor a zero, o Coordenador de Pós Graduação da UNA, professor Carlos D'Andrea, o professor do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH, Fabrício Marques, o jornalista Sebah Rinaldi e os artistas Bruna Diogo, Thiago Fonseca e Gustavo Maia.

A OFF LINE é um novo e velho inusitado veículo de comunicação independente. Novo porque é uma novidade que traz consigo novos nomes. Velho por apresentar o conteúdo publicado no site e inusitado por ser editada por revezamento. Em cada edição, convidamos pessoas "internas" ou "externas", para editar a OFF LINE a partir da leitura dos textos publicados no site. O editor convidado tem a responsabilidade de colocar ou tirar aqueles que seu juízo de valor o mandar fazer. Carrega consigo a responsabilidade de avaliar, criticamente o conteúdo selecionado para compor sua edição.

Além dos textos, a OFF LINE foi criada como um produto que incita a reflexão por meio de imagens, ensaios e intervenções artísticas. Como no site, não pretende-se outorgar-lhe uma linha editorial definida. Trata-se da informação colecionável, que pode ser acessada, depois do download, em meios desconectos sem, necessariamente, o uso da web.

A número zero é desobediente, mas não desordenada. Traz aos leitores a cara de O Binóculo estampada numa versão "quase" impressa. Todos os colunistas foram selecionados para abrirem o caminho dessa nova escada. Nas próximas, não caberá a nós decidi-lo. Certamente o próximo editor o fará. E assim, esperamos releituras aos textos reapresentados e a mais reflexão com o ineditismo dos convidados. É isso. Boa leitura!

 
 
Copyright © 2008 O Binóculo On Line All rights reserved