OPPERAA
 
Baby Boom
     
 
 
     

O implante é apenas estético ou também funcional? Na realidade o implante não é um dente. É simplesmente um parafuso metálico inserido nos ossos.

 

20/04/08
F.A.Q.
PRINCIPAIS PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE OS IMPLANTES DENTÁRIOS

Os idosos que não possuem nenhuma dentição podem reconstituí-la facilmente?
Atualmente, os tratamentos empregando implantes osseointegráveis estão muito mais acessíveis, tanto do ponto de vista econômico, quanto de simplificação e otimização de técnicas e materiais.

Em um ou dois dias, pode-se reabilitar totalmente um paciente sem dentes, substituindo próteses móveis por outras fixas ou com sistema de retenção que conferem muito mais conforto.

No curto prazo, há como diminuir os custos e aumentar o acesso ao tratamento? Isso já aconteceu. Há 15 ou 20 anos um tratamento com implantes era muito caro, restrito a uma pequena parcela da população.

Hoje, com implantes importados mais baratos e com o desenvolvimento de materiais nacionais, o preço do tratamento caiu muito. Talvez não o bastante para atingir uma escala social, mas o suficiente para beneficiar muitas pessoas.

De que são feitos os implantes? O implante dentário é composto de uma liga titânio, altamente biocompatível, que ao ser instalada nos ossos maxilares permite que, em poucos meses, ocorra uma união metal/osso, que pode ser permanente e permite o apoio de próteses.

Entende-se por implante somente o parafuso de titânio que é "implantado" nos maxilares. A prótese é parafusada sobre este implante e, dessa forma, adquire bastante rigidez.

O implante é apenas estético ou também funcional? Na realidade o implante não é um dente. É simplesmente um parafuso metálico inserido nos ossos. Em casos de perdas de um dente, as reabilitações podem atingir uma condição estética muito favorável.

Em casos de perda de um número maior de dentes, normalmente existe mais perda de osso e mais prejuízo estético. O importante, contudo, é a substituição de próteses móveis ou fixas por outras que se apóiam somente nos implantes.

O benefício é inegável, pois permite a mastigação de forma mais ampla, reestabele a fonação, melhora o suporte para os lábios e permite mais segurança. Portanto, o benefício funcional é evidente e muito mais importante que o estético

FONTE: Hugo Nary Filho, doutor em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

Qual a durabilidade dos implantes?

Após 43 anos de estudos clínicos e laboratoriais satisfatórios, com um índice de sucesso superior a 95%, acredita-se que os implantes podem durar por toda a vida do paciente. Estatisticamente a falha do implante acontece nos dois primeiros anos em função. Após o terceiro ano a falha é rara. Isto não impede que ele seja novamente colocado com uma boa previsibilidade.

Pode-se dizer que os implantes ficarão por toda a vida do paciente enquanto as próteses deveriam ser trocadas por um período médio de 5 a 15 anos, dependendo do tipo utilizado.

Alterações sistêmicas que sejam relevantes para o organismo como um todo, como diabetes mellitus não controlada e a Aidss podem funcionar como um fator complicador para a longevidade dos implantes (como também para os dentes naturais).

Outro fator local que pode interferir no sucesso do trabalho é o cigarro. O fumo não necessariamente leva à perda do trabalho, mas pode influenciar negativamente no índice de sucesso.

Fonte: José Alfredo Mendonça, doutor em Periodontia pela Universidade de São Paulo (USP)

CONTRA-INDICAÇÃO PARA O USO DE IMPLANTE

-Paciente em tratamento de quimioterapia

-Paciente com osteoporose:

-Além disso, é preciso avaliar a medicação do paciente. Muitas causam efeitos colaterais.

-Pacientes com mal de Alzheimer: “Nessa condição, ele quase vira uma criança. Assim, o principal problema é o pós-operatório”.

-Pacientes com diabetes também precisam de avaliação.


FONTE: Arlette Suzuki

Leia mais:

Uma novidade para os dentes

Saúde bucal é forte indicador de inclusão

Como surgiram os implantes?

Cancêr bucal

ENTREVISTA \ GILBERTO PUCCA
Indicador de inclusão social


ENTREVISTA \ GERDAL ROBERTO DE SOUSA

ENTREVISTA \ CARLOS EDUARDO FRANCISCHONE
Tecnologia contribui para a saúde bucal


ENTREVISTA \ JOSÉ ALFREDO
Implantes


ENTREVISTA \ EFIGÊNCIA FERRERA E FERREIRA
Política pública para a saúde bucal

F.A.Q
Principais perguntas e respostas sobre os implantes dentários


   
 

O melhor álbum de 2008 já?
A Rolling Stone(USA) sugere alguns. Votaria em qual? (Clique para ouvir)

Cat Power
Vampired Weekend
Hot Chip
Snoop Dogg
Black Mountain
Nenhum destes
                                  VOTAR!
 

Expediente::: Quem Somos::: Parceiros :::: Contato:::Política de Privacidade:::Patrocine nossa idéia
Copyright © 2008 O Binóculo On Line All rights reserved