OPPERAA
 
Baby Boom
     
 
 
     

"Estamos implantando algo que nunca existiu, que são os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e os Laboratórios Regionais de Prótese Dentária. Os CEOs fazem cirurgias, atendem pacientes especiais, realizam tratamentos de periodontia, de canal e o tratamento do câncer de boca e outras lesões". Foto: Márcio Garcez

 

20/04/08
ENTREVISTA\GILBERTO PUCCA
Indicador de inclusão social

Gilberto Pucca, coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde apresenta o dados do Brasil Sorridente, um programa federal que expande-se pelo país para contribuir com a prevenção da saúde bucal do brasileiro.

O Brasil Sorridente é a primeira política nacional de saúde bucal, foi lançada neste governo, em março de 2004. Imagine, o Brasil lançou sua política de saúde bucal mais de 500 anos depois que chegaram as primeiras caravelas por aqui. Só isso já explica o descalabro que é a saúde bucal do brasileiro. E porque aconteceu isso. Porque saúde bucal não é problema de todos, é problema dos pobres.

A saúde bucal é um fortíssimo indicador de inclusão social. Por isso o Brasil Sorridente vem colocar as coisas nos seus lugares.
Estamos com quase 16 mil equipes de saúde bucal no Programa Saúde da Família (PSF), isso significa cobrir quase 70 milhões de pessoas. Veja, em 2002 não eram mais de 20 milhões de pessoas cobertas por essas equipes.

Estamos implantando algo que nunca existiu, que são os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e os Laboratórios Regionais de Prótese Dentária. Os CEOs fazem cirurgias, atendem pacientes especiais, realizam tratamentos de periodontia, de canal e o tratamento do câncer de boca e outras lesões. Já exixtem 600 CEO implantados e mais de 200 Laboratórios de Próteses. Antes do Brasil Sorridente isso simplesmente não existia. Alem da fluoretação da água de abastecimento publico. Estamos fluoretando a água das cidades. Não adianta só tratar, temos que prevenir.

Principais problemas de saúde pública na área de saúde bucal?
A carie e o câncer de boca são os nossos principais problemas. A carie porque é uma doença mutiladora e o câncer por motivos óbvios.

Quais as principais medidas de prevenção? Acesso ao tratamento para evitar problemas maiores, acesso a informação para o auto cuidado e a pratica de medidas saudáveis, acesso aos meios de prevenção, principalmente escova e pasta e principalmente, o direito de viver com dignidade, sem ser excluído dos bens necessários a vida.

Sobre o SB (Brasil Sorridente). Esse levantamento reuniu informações de mais de 100 mil exames, em 2003. De lá pra cá, algo mudou? Provavelmente sim. Com essa expansão das equipes de saúde da família, com a implantação desses mais de 600 CEO (s) e de mais de 220 Laboratórios de Prótese, com a fluoretação de água do abastecimento publico, certamente a incidência de doenças bucais esta diminuindo. Veja, até 2002 no Brasil se extraia mais de 12 milhões dentes por ano. Eram mais de 350 mil pessoas que extraíam todos os seus dentes por ano. Veja que absurdo. Isso é sete vezes mais que o número de mortos na guerra do Vietnã. E olhe que essa guerra durou 20 anos. No ano passado deixamos de extrair mais de 2 milhões de dentes. Isso é um excelente indicador.

"O implante é caro, mas a escova de dente é barata". De que forma a população pode se dar conta de que a prevenção é o melhor caminho?
A escova de dente é barata para quem? Veja, de pouco adianta ficarmos dizendo que as pessoas que tem que cuidar da boca, se elas não tem escova para escovar os dentes, dizermos que não podem extrair dentes desnecessariamente se não dermos atendimento odontológico para tratar os dentes. Isso parece óbvio, mas não é tanto na prática.

O que vem a ser o pacto para a saúde bucal?
O pacto é um acordo que estabelecemos entre o Governo Federal, Estadual e os Municípios. O Sus é Tripartite e temos que ter uma responsabilidade solidária. O pacto estabelece metas e as responsabilidades de cada instancia.

 

Leia mais:

Uma novidade para os dentes

Saúde bucal é forte indicador de inclusão

Como surgiram os implantes?

Cancêr bucal

ENTREVISTA \ GILBERTO PUCCA
Indicador de inclusão social


ENTREVISTA \ GERDAL ROBERTO DE SOUSA

ENTREVISTA \ CARLOS EDUARDO FRANCISCHONE
Tecnologia contribui para a saúde bucal


ENTREVISTA \ JOSÉ ALFREDO
Implantes


ENTREVISTA \ EFIGÊNCIA FERRERA E FERREIRA
Política pública para a saúde bucal

F.A.Q
Principais perguntas e respostas sobre os implantes dentários

   
 

O melhor álbum de 2008 já?
A Rolling Stone(USA) sugere alguns. Votaria em qual? (Clique para ouvir)

Cat Power
Vampired Weekend
Hot Chip
Snoop Dogg
Black Mountain
Nenhum destes
                                  VOTAR!
 

Expediente::: Quem Somos::: Parceiros :::: Contato:::Política de Privacidade:::Patrocine nossa idéia
Copyright © 2008 O Binóculo On Line All rights reserved