OPPERAA
 
Baby Boom
     
 
 
     

"Terapia fotodinâmica é extremamente promissora e surge como uma nova possibilidade de terapia bucal, atuando na morte bacteriana, fungos e virus, visto que a maioria das patologias bucais tem origem nesses microorganismos".

 

20/04/08
ENTREVISTA \ GERDAL ROBERTO DE SOUSA

Em entrevista, o coordenador do Departamento de Periodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Gerdal Roberto de Sousa, mestre em laser em odontologia e doutor em bioengenharia fala como se dá o tratamento de bactérias com laser e sobre a Terapia Fotodinâmica.

É verdade que grande parte dessa contaminação se dá com a mãe passando para seus filhos? Em que idade isso mais ocorre? Qual a frequência dessa situação? As pessoas não estão mal informadas quanto a esse aspecto?
A transmissão até pode acontecer, mas o problema é que na microbiota do nenê as bactérias responsáveis pela doença periodontal (bactérias periodontopatógenas) não vão se desenvolver porque esta criança (bebê) é desdentado, não tendo substrato ideal para sua proliferação. Em relação às doenças periodontais com manifestações crônicas o fator determinante dessa doença são as bactérias periodontopatogênicas que já estão presentes no indivíduos e só necessitam da mal escovação (mal controle do biofilme) para iniciarem o mecanismo inflamatório.

De que se trata o tratamento de bactérias com laser (qual o nome do tratamento)?
Terapia fotodinâmica (PDT – Photodynamic Therapy) antimicrobiana é o nome dado a uma modalidade de tratamento onde a luz monocromática (lasers ou LEDs – diodos emissores de luz) associada a uma substância fotossensibilizadora específica e ressonante com esta luz, produz a ativação de radicais de oxigênio reativo que podem ser usados para destruir de células bacterianas e fúngicas, além de inativação de partículas virais.

É uma terapia extremamente promissora e surge como uma nova possibilidade de terapia bucal, atuando na morte bacteriana, fungos e virus, visto que a maioria das patologias bucais tem origem nesses microorganismos. Suas viabilidades provem de seu baixo custo, mínimos efeitos colaterais, ausência de resistência bacteriana e baixos riscos sistêmicos, visto que a maioria dos antimicrobianos sistêmicos sempre leva a algum tipo de resistência microbiana..

Ele é indicado para que tipo de pacientes (quer dizer, essas bactérias dizem respeito a pessoas de qualquer idade?)
Sempre que se têm um mecanismo infeccioso pode-se utilizar da terapia fotodinâmica antimicrobiana na cavidade oral, principalmente as bactérias responsáveis pelas doenças periodontais (gengivais) que de acordo com os novas pesquisas a terapia fotodinâmica antimicrobiana tem um excelente comportamento na redução das bactérias responsáveis pelas infecções gengivais.

Como se dá a prevenção para evitar a contaminação com essas bactérias?
As bactérias estão presentes na microbiota oral, mas a partir do momento que se forma o biofilme bacteriano (têm-se a colonização e aumento dessas bactérias neste biofilme) inicia-se as doenças gengivais que se não tratada leva a perda dos dentes e do osso adjacente.

A prevenção através do controle do biofilme que é feito através de substâncias evidenciadoras do biofilme e uma escovação adequada para a sua remoção, além da manutenção periódica feita nos consultórios odontológicos.

Hoje, na Odontologia, fala-se muito de sua importância na saúde integral do indivíduo. O senhor pode dar exemplos dessa relação?
Já é sabido que várias bactérias da boca podem ser responsáveis por algumas alterações sistêmicas como a endocardite bacteriana que é uma patologia cardíaca que pode levar à morte. Estas bactérias caem na corrente sanguínea e se alojam no coração.

Têm- se outras interações como a ação dessas bactérias nas infecções respiratórias, relacionadas a nascimento de bebês de baixo peso ou partos prematuros, sendo também um fator de risco alto nos pacientes imunodeprimidos. Um simples sangramento gengival pode acarretar vários problemas na saúde integral dos pacientes.

O senhor mencionou a suspeita de que a morte do Beto Carrero pode ter sido causado por endocardite fruto de bactéria periodontal (estou certo)? Posso mencionar esse caso? Como isso acontece? Como as pessoas podem se prevenir quanto a este mal?
Acho que seria prudente não falar da morte, porque de acordo com as notícias são apenas suspeitas e além disso eu não tenho a fonte da notícia. Mas pode-se falar que já existe uma nova especialidade dentro da periodontia (especialidade que cuida das doenças gengivais) que é a medicina Periodontal que veio como um elo de ligação entre a odontologia e a medicina cuidando da avaliação bucal dos pacientes que estão ou irão se submeter a tratamentos sistêmicos com radioterapia, quimioterapia, cirurgias cardíacas dentre outras.

O fator preponderante é sempre o controle do biofilme para que não se tenha doença periodontal (gengival), ou seja, a prevenção.


Leia mais:

Uma novidade para os dentes

Saúde bucal é forte indicador de inclusão

Como surgiram os implantes?

Cancêr bucal

ENTREVISTA \ GILBERTO PUCCA
Indicador de inclusão social


ENTREVISTA \ GERDAL ROBERTO DE SOUSA

ENTREVISTA \ CARLOS EDUARDO FRANCISCHONE
Tecnologia contribui para a saúde bucal


ENTREVISTA \ JOSÉ ALFREDO
Implantes


ENTREVISTA \ EFIGÊNCIA FERRERA E FERREIRA
Política pública para a saúde bucal

F.A.Q
Principais perguntas e respostas sobre os implantes dentários

   
 

O melhor álbum de 2008 já?
A Rolling Stone(USA) sugere alguns. Votaria em qual? (Clique para ouvir)

Cat Power
Vampired Weekend
Hot Chip
Snoop Dogg
Black Mountain
Nenhum destes
                                  VOTAR!
 

Expediente::: Quem Somos::: Parceiros :::: Contato:::Política de Privacidade:::Patrocine nossa idéia
Copyright © 2008 O Binóculo On Line All rights reserved