OPPERAA
 
Baby Boom
     
 
 
     

Segundo Gerdal, apenas a má escovação dos dentes já inicia o mecanismo inflamatório, nos casos de doenças periodontais (gengivais) com manifestações crônicas. Casos em que bactérias atacam as gengivas são tratados atualmente com a terapia fotodinâmica antimicrobiana.

 

20/04/08
Terapia a laser combate infeccção gengival

Fabrício Marques
Especial para O Binóculo
Fotos: Carolina Jardim

Quando Gabriel tinha entre 8 e 9 meses, Michele Lapouble, 35 anos, formada em marketing (foto), levou o filho ao odontopediatra. O especialista explicou como fazer a limpeza bucal da criança. “Eu sigo todas as recomendações passo a passo. A criança não tem a mesma imunidade contra as bactérias que os adultos produzem, então, não dou comida do meu prato para o Gabriel, nunca usamos o mesmo talher”, diz Michele.

“A transmissão até pode acontecer, mas o problema é que na microbiota do nenê as bactérias responsáveis pela doença periodontal –chamadas de periodontopatógenas, e que já estão presentes no indivíduo- não vão se desenvolver porque o bebê é desdentado, não tendo substrato ideal para sua proliferação”, diz o coordenador do departamento de Periodontia da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Gerdal Roberto de Sousa.

Segundo Gerdal, apenas a má escovação dos dentes já inicia o mecanismo inflamatório, nos casos de doenças periodontais (gengivais) com manifestações crônicas. Casos em que bactérias atacam as gengivas são tratados atualmente com a terapia fotodinâmica antimicrobiana. Na avaliação do especialista, essa é “uma terapia extremamente promissora e surge como uma nova possibilidade de terapia bucal, atuando na morte bacteriana, fungos e vírus, visto que a maioria das patologias bucais tem origem nesses microorganismos”.

Gerdal explica que hoje já se sabe que várias bactérias da boca podem ser responsáveis por algumas alterações sistêmicas como a endocardite bacteriana, que é uma patologia cardíaca que pode levar à morte. Estas bactérias caem na corrente sanguínea e se alojam no coração.

O coordenador enumera outras interações, como a ação dessas bactérias nas infecções respiratórias, relacionadas ao nascimento de bebês de baixo peso ou partos prematuros, sendo também um fator de risco alto nos pacientes imunodeprimidos. “Um simples sangramento gengival pode acarretar vários problemas na saúde integral dos pacientes”, afirma Gerdal.

Leia mais:

Uma novidade para os dentes

Saúde bucal é forte indicador de inclusão

Como surgiram os implantes?

Cancêr bucal

ENTREVISTA \ GILBERTO PUCCA
Indicador de inclusão social


ENTREVISTA \ GERDAL ROBERTO DE SOUSA

ENTREVISTA \ CARLOS EDUARDO FRANCISCHONE
Tecnologia contribui para a saúde bucal


ENTREVISTA \ JOSÉ ALFREDO
Implantes


ENTREVISTA \ EFIGÊNCIA FERRERA E FERREIRA
Política pública para a saúde bucal

F.A.Q
Principais perguntas e respostas sobre os implantes dentários


   
 

O melhor álbum de 2008 já?
A Rolling Stone(USA) sugere alguns. Votaria em qual? (Clique para ouvir)

Cat Power
Vampired Weekend
Hot Chip
Snoop Dogg
Black Mountain
Nenhum destes
                                  VOTAR!
 

Expediente::: Quem Somos::: Parceiros :::: Contato:::Política de Privacidade:::Patrocine nossa idéia
Copyright © 2008 O Binóculo On Line All rights reserved