OPPERAA
 
Baby Boom
     
 
 
     

O Fundo Constitucional para o Desenvolvimento do Nordeste, que também contempla o norte e nordeste mineiro, é uma linha específica de crédito que beneficia desde o grande empresário até a agricultura familiar, e, evidentemente, as micro e pequenas empresas. O que o diferencia de outros fundos são as taxas de juros, que variam em função do faturamento.

Foto: Leo Drummond Agência Nitro

 

27/12/07
Fundo busca inclusão social

Investimento na região Nordeste, incluindo o Norte mineiro, beneficia desde micros e pequenas empresas até a agricultura familiar

Kerison Lopes e Fabrício Marques
Especial para O Binóculo
De Salinas (MG)

Fundo busca inclusão social

"A cachaça é muito importante para nossa região, e com o tempo vem ganhando importância nacional, inclusive dando visibilidade para a exportação", afirma João Dias, gerente da agência do BNB Salinas. Sob o seu ponto de vista, o financiamento para o agronegócio da cachaça é uma ação capaz de contribuir para a inclusão social e o fortalecimento da cidadania no Norte de Minas.

"A maioria dos produtores da região impulsionou seus empreendimentos com recursos oriundos de fundos do Banco do Nordeste. A grande maioria teve sucesso com seus empreendimentos", diz João. Ele comenta que, principalmente entre os que têm maior participação no mercado, o banco teve uma participação ativa na alavancagem de suas economias.

Ele explica como se dá o crédito. Em Salinas e na região atendem o segmento da cachaça em toda a sua cadeia produtiva. Desde a agricultura familiar com os Pronafs A e B, até o empresário agrícola na sua produção primária, no engarrafamento e na comercialização, com juros bastante competitivos dentro do mercado. Principalmente quando se trata de fonte dos recursos do FNE, fundo constitucional administrado pelo Banco do Nordeste, cuja taxa mais baixa, este ano, foi de 3,75% ao ano. Em 2006, a taxa mais baixa praticada foi de 6%.

Benefícios
O Fundo Constitucional para o Desenvolvimento do Nordeste, que também contempla o norte e nordeste mineiro, é uma linha específica de crédito que beneficia desde o grande empresário até a agricultura familiar, e, evidentemente, as micro e pequenas empresas. O que o diferencia de outros fundos são as taxas de juros, que variam em função do faturamento. São várias linhas de crédito, e todas elas beneficiam diretamente o produtor da cachaça.

Considerando os participantes do processo, do mini-produtor ao grande empresário, há um envolvimento na cachaça onde todos são beneficiados. Há setores da população que, mesmo não lidando diretamente com esse produto, são privilegiados. O comércio de uma forma geral é beneficiado, pela geração de empregos, pela promoção do turismo com as feiras, enfim, toda a economia da região acaba sendo estimulada através da produção da cachaça.

Além de Salinas, outras cidades, também beneficiadas pelo FNE, estão utilizando da cachaça e do crédito para impulsionarem suas economias. "Temos um projeto no Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri de Desenvolvimento Regional de Cachaça. Estamos constituindo três cooperativas na região e o BNDES está entrando com o financiamento através do Programa em Investimentos Coletivos ", informa Cristiano Lamego, superintendente do Sindbebidas (Sindicato das Indústrias de Bebidas de Minas Gerais).

Lamego conta que a primeira cooperativa, em Araçuaí, já tem um investimento de R$ 2 milhões aprovado pelo BNDES. "O mais importante é que 85% é não-reembolsável, pois é um programa que privilegia a questão social, por estar em uma região como o Vale do Jequitinhonha".


Leia mais:

Aperitivo que transforma

Em busca de uma marca

Projeto Alambique impulsiona produção

Três histórias de sucesso

Crédito impulsiona micro e pequenas empresas

Patrimônio imaterial do Brasil

Negócios com Europa, Ásia, etc

Passo a passo para o crédito

A tradição dos alambiques

Saiba mais

 






   
 

O melhor álbum de 2008 já?
A Rolling Stone(USA) sugere alguns. Votaria em qual? (Clique para ouvir)

Cat Power
Vampired Weekend
Hot Chip
Snoop Dogg
Black Mountain
Nenhum destes
                                  VOTAR!
 

Expediente::: Quem Somos::: Parceiros :::: Contato:::Política de Privacidade:::Patrocine nossa idéia
Copyright © 2008 O Binóculo On Line All rights reserved