OPPERAA
 
Baby Boom
     
 
 
     

Outra boa notícia é que o governo do Estado recém liberou R$ 4 milhões para a construção do Museu da Cachaça, que já começa a ser construído em 2008.

Foto: Leo Drummond Agência Nitro

 

27/12/07
Patrimônio imaterial do Brasil

Kerison Lopes e Fabrício Marques
Especial para O Binóculo
De Salinas (MG)

O próximo passo para aumentar o sucesso de Salinas é aumentar a exportação da cachaça produzida na região. Essa é a aposta do prefeito José Prates (PT), que também considera um passo importante o que foi dado há alguns meses, com o início do processo de implantação do identificador geográfico da cachaça.

"Depois vamos trabalhar com os produtores a identidade vocacional tecnológica, que vai ajudar a fazer design , estudar, pesquisar o que é melhor. Medidas também quanto a vasilhame, os rótulos e o que é possível aproveitar na cadeia econômica da cachaça, que não pode ser apenas o líquido. Tem que ter um arco de negócios, que é bom para o plantador, o alambiqueiro, a pessoa que vende o produto de alambicagem, o produtor e os distribuidores", acredita Prates.

Outra boa notícia é que o governo do Estado recém liberou R$ 4 milhões para a construção do Museu da Cachaça, que já começa a ser construído em 2008.

Esperança

O cenário de esperança pintado pelo prefeito se baseia em outros dois fatos, além do identificador geográfico. Um é o subsolo rico para a cachaça. "Estamos trabalhando agora para montar um laboratório para exploração destes materiais, bem como para a fabricação de peças, como cerâmica artística de mesa, e para o envasamento", diz o prefeito. O laboratório é fruto de um convênio firmado com a Universidade de São João del Rei, a Fapemig e Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

O outro fato é a tramitação, no Congresso Nacional, de um projeto do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que reconhece o processo de produção artesanal de Salinas como patrimônio imaterial do Brasil. Lopes, aliás, lutou para que o setor de bebidas fosse incluído na lei das micro e pequenas empresas. Como havia uma resistência muito grande, passou a investir apenas na inclusão da cachaça artesanal.

Segundo o parlamentar, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) já prepara um dossiê para que ocorra o tombamento do processo de produção da cachaça artesanal e do alambique da cachaça Havana, assim como houve o tombamento da produção do queijo do Serro.

Lula garoto-propaganda

O prefeito José Prates sonha: "o presidente Lula é um garoto-propaganda das nossas cachaças, como ele falou em comício em Ouro Preto , que queria descer do trem, comer feijão com torresmo e beber a Havana de Salinas".

O maior interesse do município é que a cachaça seja exportada porque isto significará um grande salto para a economia da cidade, acredita o prefeito. "É possível que este produto novo entre agora ganhando espaço na comunidade internacional, de uma forma diferente, e para isso estamos qualificando nossos produtores para ocuparem este espaço", diz Prates. No caso da cachaça de qualidade, tem que haver um respeito ao pequeno produtor, porque a cachaça sai é deste empreendedor. "Lembremos que a agricultura familiar é o maior empregador de qualquer município e Salinas não foge a esta regra", afirma.

"Esta é uma luta não só para nossa geração, estamos com a possibilidade de inundar a economia mundial com vários produtos novos e a cachaça é um deles. Não vou achar que a cachaça seja grande coisa nisso, mas para nós é".

A engrenagem, para o prefeito, funciona assim: a pessoa que participar do festival da cachaça e comer o requeijão e o pequi, apreciar a qualidade da argila e do cristal de Salinas, possibilita que tenham a capacidade de propor negócios de outra origem.

Em busca de uma marca

Projeto Alambique impulsiona produção

Três histórias de sucesso

Crédito impulsiona micro e pequenas empresas

Patrimônio imaterial do Brasil

Negócios com Europa, Ásia, etc

Fundo busca inclusão social

Passo a passo para o crédito

A tradição dos alambiques

Saiba mais

 






   
 

O melhor álbum de 2008 já?
A Rolling Stone(USA) sugere alguns. Votaria em qual? (Clique para ouvir)

Cat Power
Vampired Weekend
Hot Chip
Snoop Dogg
Black Mountain
Nenhum destes
                                  VOTAR!
 

Expediente::: Quem Somos::: Parceiros :::: Contato:::Política de Privacidade:::Patrocine nossa idéia
Copyright © 2008 O Binóculo On Line All rights reserved