OPPERAA
 
Baby Boom
     
 
 
     

Agora que o Brasil todo já sabe quem matou a Thaís, podemos continuar nossas vidas. Mas esse não foi o primeiro assassinato que mobilizou o país no mundo das novelas. Foi, sim, um dos menos interessantes. Quem conheceu Odete Roitman, a vilã de “Vale Tudo”, sabe do que falo.

 

08/10/07
Novelas de Ontem e Hoje

Agora que o Brasil todo já sabe quem matou a Thaís, podemos continuar nossas vidas. Mas esse não foi o primeiro assassinato que mobilizou o país no mundo das novelas. Foi, sim, um dos menos interessantes. Quem conheceu Odete Roitman, a vilã de “Vale Tudo”, sabe do que falo.

A novela que terminou na sexta, 28 de setembro, pareceu sem sal desde o início. Acompanhei poucos capítulos, aqui e ali, por obra do acaso. Parei de assistir novelas no colegial, quando comecei a me ocupar mais com assuntos acadêmicos e outras coisas mais. Desde então, basta passar em frente a uma banca de revistas e ficar atualizado. Foi assim que eu descobri que a trama de “Paraíso Tropical” estava muito masculinizada e os autores decidiram dar maior enfoque às mulheres da história. O enfoque à luta dos homens pelo poder diminuiu para dar lugar aos dramas pessoais de personagens como a de Glória Pires e a de Isabela Garcia. Parece ter funcionado, já que a audiência cresceu um pouco. E sempre ajuda matar uma personagem odiada, aquela que o elenco inteiro pode ter se encarregado de dar cabo.

Como já tem um tempinho que parei de mudar para a Globo na parte da noite, sempre que começa uma conversa sobre novelas, me pego falando de velharias que poucos conhecem. Parece que ninguém se lembra de “Vamp”, aquela bobagem divertida sobre vampiros em terras tupiniquins, ou “O Salvador da Pátria”, aquela do Sassá Mutema. Como eu não sou um idoso (ainda), as novelas que segui eram do fim da década de 80 e início da seguinte. Coincidentemente, todas que me vêem à cabeça foram exibidas entre 89 e 90, como as já citadas e “Rainha da Sucata”, “Top Model” e “Mico Preto”.

Não sei se mudei eu ou se foram as novelas, mas as coisas costumavam ser melhores. A morte de Odete Roitman fez muito barulho, houve várias lojas fazendo campanhas vinculadas ao mistério e o assunto era manchete. O final de “Top Model” também foi bem marcante, com Cecil Thiré (Alex) e Chiquinho Brandão (Grilo) duelando. A novela voltaria a ser exibida apenas sete meses após seu fim, em Vale a Pena a Ver de Novo. Hoje, as novelas dessa sessão parecem ser bem sem graça. Novamente, não sei se sou eu ou se são elas. Mas quem viu “Que Rei Sou Eu?” não se contenta com qualquer coisa.

 

Leia também:

24/09/07 - Espiões para todos os gostos

10/09/07 - Discutindo a arte

20/08/07 - A lista da discórdia

06/08/07 - Valorizando o PIB

_________________________________________________
Marcelo Seabra é jornalista e pós-graduando em História da Cultura e da Arte. Tem como objetivo tentar sempre manter alta sua média de filmes assistidos, músicas escutadas e livros lidos. Para falar com ele escreva para
: mseabra@gmail.com



   
 

O melhor álbum de 2008 já?
A Rolling Stone(USA) sugere alguns. Votaria em qual? (Clique para ouvir)

Cat Power
Vampired Weekend
Hot Chip
Snoop Dogg
Black Mountain
Nenhum destes
                                  VOTAR!
 

Expediente::: Quem Somos::: Parceiros :::: Contato:::Política de Privacidade:::Patrocine nossa idéia
Copyright © 2008 O Binóculo On Line All rights reserved