OPPERAA
 
Baby Boom
     
 
 
     

A Bienal do Automóvel provou também que o mineiro é sem dúvida nenhuma, apaixonado por carros. Aqui, não tivemos algumas marcas tradicionais como a Ford, Chevrolet e Mitsubishi, mas as que estiveram representadas fizeram o dever de casa e mostraram para o Brasil que BH pode estar no circuito dos maiores eventos automotivos nacionais.

 

11/12/07
Um Salão surpreendente

Bienal do Automóvel em Belo Horizonte colocou Minas no calendário dos maiores eventos automotivos do Brasil

Minha coluna foi atrasada propositalmente nesta semana. Tive a idéia de entrar com esta matéria logo após o encerramento da Bienal do Automóvel, que aconteceu de 06 à 09/12 no Expominas.

Visitei a Bienal durante dois dias, cobrindo o evento para O Binóculo e para um jornal e uma revista especializada em automóveis onde trabalho. Confesso que tive uma boa surpresa ao entrar no Expominas. Fui para o evento pensando que encontraria um feirão de carros, idéia que veio depois da coletiva de imprensa de apresentação da Bienal, onde foi explicado que a rede de concessionárias de BH fariam os estandes, e realmente foi, mas não era um feirão, e sim um salão de automóveis.

Na hora me lembrei do Salão de São Paulo. A bienal foi parecida, lógico que em proporções bem menores. Aqui, não tivemos algumas marcas tradicionais como a Ford, Chevrolet e Mitsubishi, mas as que estiveram representadas fizeram o dever de casa e mostraram para o Brasil que BH pode estar no circuito dos maiores eventos automotivos nacionais.



A Bienal do Automóvel provou também que o mineiro é sem dúvida nenhuma, apaixonado por carros. Particularmente achava que a divulgação seria insuficiente, e que o evento pudesse ser um mico para o setor, mas o público compareceu em peso. Um pouco antes do encerramento, o motor V10 de uma Lamborghini foi ligado, uma muiltidão acompanhava o ronco ensurdercedor do propulsor que gera 500 cavalos de potência. De repente, todos correm ao mesmo tempo em direção ao setor das motos com câmeras fotográficas nas mãos, como se uma celebridade estivesse chegando ou correndo de alguma confusão. O motivo era um outro barullhento motor, desta vez o da mais potente moto Suzuki exposta do outro lado do Expominas.

Mas as "Celebridades" e autoridades de verdade também deram o ar da graça. O Governador Aécio Neves, o Vice-presidente José de Alencar, o piloto da Fórmula Mundial Bruno Junqueira e alguns atores "globais" foram conferir as atrações automotivas. 


Beldades da Bienal
As lindas garotas dos estandes também foram alvos dos flashes das câmeras. A atenção foi dividida entre elas e os automóveis. O time de muilheres muito bem "seleciomadas", mostrou que também entendem de carros. A modelo da Nissan soube responder todas as minhas perguntas em relação ao conjunto mecânico do Tiida com rapidez, já a "garota Fiat" disse em detalhes os dados do Novo Siena, realmente vi que as mulheres também entendem muito de carros.  Para quem curte motos, um espaço inteiro foi dedicado ao mundo duas rodas. O Veteran Club Car de Minas Gerais arrancou olhares admirados com seus raros exemplares em impecável estado de conservação, e os amantes de esportes puderam acompanhar as competições de Rockcrawling, Kart. Motocroos, Trial e o espaço Rally e 4x4 Off- Road.




Novidades
Algumas novidades foram mostradas na Bienal. A Audi apresentou o novo TT Roadster, recém chegado ao Brasil, a Fiat mostrou o Novo Siena e o Punto, que ganhou o prêmio Carro do Ano 2007 pela revista Autoesporte e pela Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva). Quem passou pelo estande da Nissan viu o recém lançado Tiida, e na Renault o Sandero. Um Z4 Coupé chamou a atenção no espaço da BMW, na Honda, o Civic Si, o carro mais potente do Brasil com 192 cavalos de potência foi cenário para muitas fotos.

Outras atrações foram bem recebidas como o pequeno Jean Mc Bike, que faz acrobacias e manobras em cima de vários tipos de bicicletas, e a palestra sobre Ecoeficiência e criatividade com o designer Frank Rinderknecht.

Já em 2008, as atenções se voltam ao Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, e a tendência é que a Bienal em BH melhore a cada edição. Em 2009 tem mais salão automotivo para os mineiros.



Leia também

23/11/07 - Ano novo, carro novo

10/11/07 - Motocicleta: o transporte do futuro

02/11/07 - Irmão do meio se atualiza

29/10/07 - Solução inteligente

21/10/07 - Novidades que chegam em duas rodas

11/10/07 - Perua de Classe

04/10/07 - Diversão sobre rodas no Trângulo Mineiro

28/09/07 - Bastidores de um Rally Internacional

24/09/07 - Arte e Velocidade lado a lado

14/09/07 - Mais um no páreo

07/09/07- Cinquentona enxuta

29/08/07 - Luxo e potência para poucos

17/08/07 - Mulheres do sertão

________________________________________________
Marcello Oliveira é jornalista e escreve aqui todas as quintas. Fale com ele: marothavio@yahoo.com.br






 
 

O melhor álbum de 2008 já?
A Rolling Stone(USA) sugere alguns. Votaria em qual? (Clique para ouvir)

Cat Power
Vampired Weekend
Hot Chip
Snoop Dogg
Black Mountain
Nenhum destes
                                  VOTAR!
 

Expediente::: Quem Somos::: Parceiros :::: Contato:::Política de Privacidade:::Patrocine nossa idéia
Copyright © 2008 O Binóculo On Line All rights reserved