OPPERAA
 
Baby Boom
     
 
 
     



14/04/07 - Sábado

O Retorno das das Tartarugas Ninja

Em 1984, dois quadrinistas, Kevin Eastman e Peter Laird, resolveram criar em preto e branco uma história com personagens que marcariam época, eles nunca poderiam imaginar, que aquele material inicialmente com apenas três mil exemplares, tivesse um sucesso tão grande. Tudo aconteceu muito rápido e em pouco tempo as engraçadas tartarugas humanóides chegaram às telas de TV em uma série animada, encurtando assim o caminho para o primeiro longa-metragem, que veio em seguida no ano de 1990.

O sucesso das Tartarugas Ninjas Mutantes foi grandioso, o filme que teve um orçamento modesto de U$13,5 milhões, faturou apenas nos EUA, 10 vezes o valor de sua produção, inserindo definitivamente os quelônios mutantes no mundo dos sucessos cinematográficos.

A arrecadação estrondosa motivou as seqüências nos cinemas, onde tivemos As Tartarugas Ninjas 2 – O Segredo de Ooze em 1991 e As Tartarugas Ninjas 3 em 1993.

Poucos personagens conseguiram tanta popularidade quanto estas Tartarugas criadas por Kevin e Peter. A série animada que precedeu o primeiro longa, é atualmente o segundo desenho animado com mais tempo em exibição, durando nas telas de TV de 1987 ano de sua estréia, até 1996, perdendo apenas para a animação da mais famosa família tipicamente americana, "Os Simpsons".

Criados inicialmente como uma revista em quadrinhos, as tartarugas faziam uma nítida paródia aos trabalhos de Jack Kirby e Frank Miller, com "Os Novos Mutantes" e "O Demolidor", quem conhece a origem destes heróis da Marvel, vai perceber as referências, só para citar uma delas, a origem da transformação das Tartarugas é quase a mesma do Demolidor, que é atingido por substâncias radioativas durante uma atitude heróica ao salvar um cego de um atropelamento.

É claro que as semelhanças não podiam ser ostensivas, pois direitos autorais são direitos autorais, ainda mais nos EUA, mas toda essa brincadeira gerou ótimos resultados para a dupla, que agora volta a lucrar com os habilidosos quelônios ninjas e seu mestre rato.

As "Tartarugas Ninja – O Retorno" ( TMNT - Teenage Mutant Ninja Turtles), é o quarto filme da franquia para as telonas, e desta vez deixa de lado o formato live-action, para dar lugar a uma excelente produção 3D, arrecadando em apenas duas semanas nos EUA, significativos U$ 38 milhões, alcançando o 1º lugar nas bilheterias estadunidenses.

O diretor Kevin Munroe, conduziu o projeto e escreveu o roteiro junto com Peter Laird, e deu um ar "noir" ao quarto longa das tartarugas. Em entrevista ao site The Comic Reel, o diretor diz que trabalhou a iluminação do filme como se fosse um filme preto e branco, causando uma incrível sensação sombria, que ele diz ter referência em filmes antigos que adorava na sua infância como "O Terceiro Homem".

O Diretor afirma ainda que a produção é direcionada para todas as faixas etárias de público, mesmo tendo um roteiro indiscutivelmente mais adulto, e sem grande parte das piadas de praxe da série, o longa e caracterizado como o mais maduro de todos, seguindo a linha da última série animada para TV.

A liberdade proporcionada pelo formato 3D, traz para as telas personagens mais ágeis e dinâmicos, com cenários quase reais, que e em algumas cenas são capazes de enganar os menos observadores, o que nos mostra o excelente trabalho produzido pela Imagi International, de Hong Kong.

O filme está em discussão há muito tempo, e até John Woo se interessou em mais uma versão live-action, que compensaria a falta de tecnologia e recursos digitais das últimas produções, mas tudo terminou caminhando para uma versão digital e mais versátil do quarteto ninja, que poderia ter uma pitada a mais de sensualidade, para conquistar o público feminino, com a presença de Vênus De Milo, a quinta tartaruga ninja que fez parte do grupo durante a série de TV escrita por Dan Clark e produzida pela Fox Kids Network.

A dublagem no Brasil realmente deixou a desejar, com direito a falhas de tempo e expressões totalmente diferentes do original, basta lembrar dos trailers e partes do filme que povoam o site youtube, e para aqueles que chegaram cedo no cinema, um "prêmio" com a abertura do filme em espanhol, onde víamos na tela o título "Las Tortugas Ninjas". Os mais aficionados que quiserem conferir as vozes originais terão que esperar as cópias em DVD, pois infelizmente o Brasil não recebeu cópias legendadas.

Alguns astros em evidência fizeram parte do elenco de vozes, como Patrick Stewart (Prof. Xavier – X-Men) como Max Winters, Sarah Michelle Gellar (O Grito) como April O'Neil, Chris Evans (Tocha Humana – Quarteto Fantástico) como Casey Jones, Zhang Ziyi (O Clã das Adagas Voadoras) como Karai, mas só poderemos ouvi-los e ver algumas cenas cortadas a contra gosto do diretor quando o DVD chegar as lojas. Kevin Munroe, disse em outra entrevista, agora para o site Animated Views, que o filme teria subenredo forte com April e Casey, onde o relacionamento dos dois seria enfatizado, kevin revela, que o personagem Casey viveria um dilema ao tentar atender o pedido de April para deixar de atuar como vigilante nas ruas de Nova York, mas a necessidade de focar mais no quarteto mutante, aposentou as aparições de Casey, com sua máscara e seu taco de baseball, talvez pelo fato da trama estar muito tempo longe da memória do público, e existir a necessidade de angariar uma nova legião de fãs para possíveis seqüências, que dito pelo próprio Kevin, ainda não passaram de conversas com seu amigo, Tom Tanaka, mas também nada foi descartado, como ele mesmo disse, "não há nada arranjado ainda".

Existe também a previsão de novas séries animadas para ajudar a solidificar a imagem dos personagens no universo infantil atual, pois os personagens ídolos das décadas de 80 e 90, não povoam as memórias do público com menos de 15 anos de idade.

É claro que o sucesso do longa atual determinará o rumo destes heróis no universo do licenciamento, mas mesmo um resultado menor nas bilheterias não irá inibir a tentativa de relançar estes ícones oitentistas, e abarrotar o mercado com as imagens de Leonardo, Rafael, Donatello e Michelangelo, o quarteto ninja mais famoso do planeta.

E assim, para alegria e delírio dos fãs de carteirinha, quem sabe poderemos voltar a ouvir aquele famoso grito de guerra, "Cowabunga"...


Leia também:

07/04/07

DISNEY LARGA NA FRENTE COM A FAMÍLIA DO FUTURO

31/03/07
COWBOY DAS TREVAS

10/03/07
Revolução dos épicos


02/03/07
Rock Balboa, do knockdown ao knockout


________________________________________________
Fábio Azevedo
é
carioca, 34 anos, casado , consultor dos setores de Shopping Centers e franquias, empresário, escritor, roteirista, Diretor da ND Comics que publica a revista em quadrinhos Guerreiros da Tempestade.
Atualmente com o longa-metragem animado Guerreiros da Tempestade em produção pela Diler & Associados, com estréia prevista para 2008. Escreve no blog http://cinehqnews.blogspot.com/ E-mal : azzevedo@hotmail.com


 

O melhor álbum de 2008 já?
A Rolling Stone(USA) sugere alguns. Votaria em qual? (Clique para ouvir)

Cat Power
Vampired Weekend
Hot Chip
Snoop Dogg
Black Mountain
Nenhum destes
                                  VOTAR!
 

Expediente::: Quem Somos::: Parceiros :::: Contato:::Política de Privacidade:::Patrocine nossa idéia
Copyright © 2008 O Binóculo On Line All rights reserved